Cultura

Chico Buarque para ver e ouvir em Niterói
Moyseis Marques apresenta show em homenagem ao artista, que completa 75 anos e ganha exposição inédita de caricaturas

quarta, 22 de maio de 2019

Compartilhar:

Chico para prefeito

Chico Buarque de Hollanda é quem manda,
no samba e na canção
Por isso lhe fiz esse samba de fácil assimilação 
Swingando as palavras que me cabem nessa lavra, 
nessas notas, nessa cota de emoção

Chico Buarque de Hollanda é quem sabe,
não cabe nem contestação
Por isso dedico-lhe um samba de fácil assimilação
Pelo nobre compromisso, pelo tempo de serviço, 
pelo viço que conserva na canção


Os versos de Chico para Prefeito revelam a deferência que Moyseis Marques demonstra com Chico Buarque, que completa 75 anos no próximo dia 19 de junho. Por isso, nada mais oportuno que para celebrar a data, o palco do Teatro Municipal João Caetano exiba, pela primeira vez em Niterói, Moyseis Marques canta Chico Buarque de Hollanda, espetáculo no qual o cantor e compositor apresenta a influência do homenageado em sua obra.


O show integra a programação de Quem te viu, quem te vê, projeto idealizado pelo IMMuB (Instituto Memória Musical Brasileira) que inclui ainda um concurso nacional de caricaturas, uma exposição e um catálogo, e conta com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Artes de Niterói. Na noite do espetáculo acontece a abertura da exposição com 54 caricaturas inéditas feitas em homenagem ao artista já glorificado por sua incontestável contribuição à Música Popular Brasileira.

A Sala Carlos Couto abre suas portas para a mostra que apresenta as caricaturas premiadas no concurso Quem te viu, quem te vê, realizado no final de 2016 com artistas de todas as regiões do país. Sob curadoria do cartunista Zé Roberto Graúna, a seleção foi executada  por um júri especializado formado por Cássio Loredano, Eduardo Baptistão e Bruno Liberati, que estão entre os principais desenhistas do país. A convite do IMMuB, os jurados e o curador também produziram caricaturas em homenagem ao músico, compositor, escritor, dramaturgo (e centroavante frustrado) que se tornou um dos maiores gênios da Cultura nacional. A competição foi toda online e gratuita pelo site www.quemteviuquemteve.net.br.