Música

Cigana traz indie rock com tons de MPB no intenso álbum de estreia, 'Todos os Nós'

Primeiro trabalho da banda paulista está disponível nos serviços de streaming pelo selo Sagitta Records

terça, 24 de setembro de 2019

Compartilhar:

As multiplicidades de sensações e emoções contemporâneas são representadas em uma gama de ritmos em “Todos os Nós”, álbum de estreia da banda paulista Cigana. Feito com esmero em um processo de quase três anos, o disco é uma viagem de autodescoberta e já disponível nas plataformas de streaming pelo selo Sagitta Records.

Ouça agora “Todos os Nós” (clique aqui)! 


Formada em 2014 em Limeira (SP), a Cigana tem em sua discografia os EPs “Sinestesia” (2014) e “A Torre” (2015). Recentemente eles lançaram o single “Natureza”, pela Laboratório Fantasma dentro do projeto "Original's Studio", da Levi's, e desde o fim do ano passado começaram a explorar as canções “Maria Fumaça”, “Lua em Escorpião” e “Maldita Pt.2”.

“Esse álbum significa duas coisas em uma: um ponto final e um ponto inicial. Um ponto final porque, depois de 5 anos de banda, inúmeros shows, festivais, gravações, parcerias e experiências que mudaram nossas vidas, conseguimos reunir 8 músicas que mostram, pelo menos no agora, o que é a Cigana. Existem músicas do disco que estão numa versão 'demo' no nosso primeiro EP (2014), e músicas que terminamos só no início de 2019. Então, são oito canções que mesclam nosso passado e nosso presente pra passar o que é o nosso agora”, reflete Matheus Pinheiro

A banda ainda conta com Victoria Groppo, Pedro Baptistella, Felipe Santos e Caique Redondano. Desde 2016, eles trabalhavam na produção musical do disco ao lado de Cosmo Curiz. As canções do álbum vão do indie ao jazz passando pelo post-rock e pela MPB como uma viagem interna profunda.


“Além disso, é um ponto inicial, pois também sabemos que nossa carreira se inicia oficialmente agora. Sempre fomos ‘cobrados’ por um álbum, mas esperamos ter as músicas e as gravações certas pra colocar esse nosso ‘statement’ no mundão. Ficamos anos por aí tocando em todo lugar, fazendo amizades incríveis e aprendendo muito. Queremos multiplicar tudo isso agora”, completa Pinheiro

Hugo Silva assina a mixagem do disco, e a masterização ficou a cargo de Rodrigo Deltoro. O trabalho conta com participação especial de Diretriz, Josiele Araújo (Souela), Caio Olímpio, Thiago Val (Laranja Oliva) e composição em parceria de Victor Meira (Bratislava, Godasadog). O álbum “Todos os Nós” é um lançamento do selo Sagitta Records.

Ficha técnica:
Produzido por: Cosmo Curiz
Mixado por: Hugo Silva
Masterizado por: Rodrigo Deltoro
Arte da capa: Bia Souza

Músicos convidados: Diretriz em "Vermelho"; Josiele Araújo (Souela) e Caio Olímpio em "Lua em Escorpião"; Thiago Val (Laranja Oliva) em "Ensaio Nº2" e "Vermelho"; e uma composição em parceria de Victor Meira (Bratislava, Godasadog) na faixa "Catarina".

Gravado entre 2016 e 2019 em Limeira/SP nos estúdios DSTN Garage, CatPee Records, CODA Studios e no home studio da banda



Faixa-a-faixa: 

Lua em Escorpião
Victoria: “Lua Em Escorpião” surgiu do cansaço da rotina do dia-a-dia. Ela é uma viagem ao nosso interior com a ajuda da imaginação para fora do mundo óbvio. Todos temos a capacidade de sumir e viajar para dentro de nós mesmos, quando as coisas perdem o sentido e ficamos sem rumo. Precisamos estabelecer essa reconexão com o real motivo de fazermos as coisas que fazemos todos os dias, para atingir um objetivo maior no futuro.

Maria Fumaça
Caique: Firma o momento em que foi possível se permitir, viver outras relações, e descobrir que há inúmeras maneiras de vivê-las. “Maria Fumaça” é entender que tudo acontece por um motivo, por um bem maior, e além: o que está predestinado a ser, nada impede, tudo acontece! Só nos resta permitir o leva e traz, consentir sobre o que não temos poder e buscar compreender a individualidade de cada relação.

Maldita, pt. 2
Caique: Tanto a letra quanto a harmonia não permitem que a mente vague por inúmeras interpretações. A criatividade só entra em cena quando você se pergunta: como essa história se desenrolou? Entretanto, a conclusão é concreta: no caminho, o desapego vem pra te mostrar o que você precisa. No caso de “Maldita, pt.2”, precisava o “eu interno”. Cabe a nós lutar contra e sofrer, ou se entregar, confiar, aceitar e agradecer!

Existem Coisas Que Não Dá Pra Explicar
Caique: O nome já diz tudo! Em consequência de “Maldita, pt.2”, todo o caminho de pedras percorrido levou ao vazio. Com tamanha turbulência que a nossa mente trabalha, é impossível se ouvir! Foi preciso silenciar a voz, ouvir o que sobrou, descansar a cabeça e buscar o que faz sorrir... Está tudo do lado de dentro!

Às Vezes Cansa
Matheus: A música é um desabafo sobre a hipocrisia das nossas visões políticas, que todos nós estamos presos, e que muitas vezes impedem que o ativismo e ideologias digitais se transformem em ações no nosso mundo real.

Ensaio Nº2
Felipe: “Ensaio nº2” é uma das tentativas de entender a complexidade dos relacionamentos e transformar as frustrações desses relacionamentos em algo tangível. Ensaio soa simples mas traduz sentimentos complexos.

Vermelho (feat. Diretriz)
Victoria: “Vermelho” é sobre o tempo de transformação. Colocar para fora tudo o que já não serve mais e fazer de si uma experiência viva. Esse processo é dolorido como uma contração, mas necessário para renovar as energias vitais.

Catarina
Victoria: “Catarina” é uma mensagem de apoio para todos que vivem sempre por um triz, carregam o mundo inteiro nas costas mesmo quando ele parece querer nos esmagar. É um abraço pra quem se sente sozinho nesse mundo e não consegue mais enxergar o bem. Só queremos dizer ‘explode tua força, vai e transborda’. Contamos com a ajuda do nosso grande amigo Victor Meira (Bratislava) para compor a letra.


Encaminhado por: Build Up Media
Fonte da imagem: Arte da capa por Bia Souza | foto de Bia Souza



Comentários

Divulgue seu lançamento