Música

Clássico DVD “Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo” chega ao canal da Warner Music Brasil no Youtube

O projeto ganha vida 15 anos após o lançamento, dentro da iniciativa de resgate dos projetos da gravadora no digital

quinta, 03 de outubro de 2019

Compartilhar:

A linda celebração dos 90 anos de Dorival Caymmi, regada à muito samba no DVD “Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo – 90 anos – Ao Vivo”, lançada há 15 anos pela Warner Music Brasil chega agora em versão digital, disponível no canal oficial da gravadora no YouTube. O registro online faz parte do projeto de resgate e digitalização dos DVDs clássicos e de sucesso da companhia.

Inteiramente dedicado aos sambas baianos e cariocas e produzido por Zé Milton, o projeto foi idealizado por Nana que fez questão de convidar os irmãos. O resultado, é uma mistura bem dosada do samba baiano com o samba carioca. De “Acontece Que Sou Baiano” até “Milagre”, passando por “Vatapá”, “O Que é Que a Baiana Tem?” e a saborosa “Severo do Pão”, entre outros grandes clássicos da música nacional que provam o talento único do cancioneiro, um dos mais renomados do Brasil.

“Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo – 90 anos – Ao Vivo” não deixa de fora os sambas ditos sacudidos, com temáticas brejeiras e sensuais, que incluem “A Vizinha do Lado”, “O Dengo”, “Requebre Que Eu Dou Um Doce” ou ainda aqueles que trazer os cenários da Bahia – dignos dos famosos cartões postais – como “Você Já Foi à Bahia?”, “Saudade da Bahia” e “Trezentas e Sessenta e Cinco Igrejas”.

O DVD foi um verdadeiro marco na música ao reunir um time percussivo de peso. Gordinho (Tamborim, Agogô, Afoxé, Tantan), Don Chacal (Xequerê, Xique Xique, Small Shake), Marcos (Pandeiro, Repique de Mão, Prato e Faca, Tantan, Conga), Beloba (Tamborim) e Ubirany (Caixinha do Ubirany).

O violão de Dorival, em sua forma peculiar de tocar o instrumento, serviu de inspiração para os arranjos de Dori Caymmi, presente também ao violão e que se manteve fiel à sonoridade do pai, descrita, certa vez por Tom Jobim como:

Caymmi passou a empregar notas de sexta e sétima maiores nos acordes menores, imprevisíveis modulações de meio-tom, coisas que ninguém usava na época”.

O virtuosismo dos músicos Pedro Amorim (bandolim), Ronaldo do Bandolim (bandolim) e Toni 7 Cordas (violão de sete cordas) se soma à base precisa formada por João Lyra (violão), Jorjão Carvalho (baixo) e Jurim Moreira (bateria), experientes músicos que acompanharam Nana Caymmi por muitos anos.

Clique e confira agora o DVD "Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo":


Coroando o registro, ficou com Nana a decisão de que o canto dos três seria em uníssono, fugindo do vocalize à maneira do Bando da Lua e dos Anjos do Inferno, famosos conjuntos vocais que lançaram vários sambas de Caymmi nos anos 30 e 40. A escolha feliz permitiu com que o vocal atingisse a simplicidade almejada. Os três timbram muito bem juntos, com Dori e Danilo nos graves e Nana sustentando os agudos. Os solos, oportunos, soam belos e permitem que cada um mostre seu canto.

Entre no clima: aperte o play e ouça o melhor da MPB!



Encaminhado por: Assessoria Warner Music Brasil
Fonte da imagem: foto de Marcos Hermes | foto de Wilton Montenegro



Comentários

Divulgue seu lançamento