Música

Claudette Soares Lança Álbum Cantando Chico Buarque

sexta, 15 de março de 2024

Compartilhar:

Em agosto do ano passado os artistas se reencontraram para gravar o single Cadê Você (Leila XIV), uma parceria de Chico e João Donato, para comemorar os 55 anos do álbum Gil, Chico e Velloso por Claudette;

Agora, a cantora lança o álbum completo com 10 músicas do autor que passam por todas as décadas de sua criação artística;

Intitulado “Claudette canta Chico”, álbum chega nas plataformas digitais pela Kuarup no dia 15 de março.

São Paulo, 13 de março de 2024 - Claudette Soares e Chico Buarque se conhecem desde a primeira metade da década de 1960, quando ela era a principal estrela do João Sebastião Bar, famosa casa de música de São Paulo, e ele um jovem que participava das noites dos novos talentos apresentados pela cantora naquele espaço. Claudette foi uma das primeiras a perceber a qualidade do trabalho do jovem estudante de arquitetura e quis gravar uma composição dele, “Marcha Para Um Dia de Sol”, mas a gravadora que a mantinha sob contrato não acreditou na música. Por causa disso, ela perdeu a chance de ser a primeira artista a incluir uma canção de Chico em disco. Mesmo assim, as canções de Chico seguiram no repertório de shows e discos de Claudette. Porém, eles nunca haviam gravado uma música juntos. Esta lacuna agora será preenchida com o lançamento do álbum “Claudette canta Chico”, que chega em todas as plataformas digitais na próxima sexta-feira (15).

Com arranjos do pianista Alexandre Vianna e produção de Thiago Marques Luiz, o álbum traz composições icônicas de Chico, como “Carolina”, “Todo Sentimento” e “Futuros Amantes”. “Realejo” é um dos destaques. Trata-se da regravação de uma música de Chico que Claudette lançou nos anos 60 e que ela nunca mais havia cantado.

A escolha do repertório ficou a cargo da própria Claudette Soares, Renato Vieira e Thiago Marques Luiz que reúne 10 músicas do compositor que passam por todas as décadas de sua criação artística. “Claudette quis fazer um disco que passasse por todas as fases do Chico; desde os anos 60 quando eles começaram praticamente juntos na TV Record, até os dias de hoje.  Mostra muito o quão atemporal eles são”, afirma Thiago.

E é a primeira vez que Claudette Soares grava cantando com o Chico, embora eles ja se conheçam há muito tempo. Em agosto do ano passado os artistas se reencontraram para gravar a faixa que abre o disco “Cadê Você (Leila XIV)”, uma parceria de Chico e João Donato, para comemorar os 55 anos do álbum “Gil, Chico e Velloso por Claudette” que foi lançado pela Philips em 1968.

Das canções do álbum de 1968, produzido por Manoel Barenbein, as quatro canções do Chico foram gravadas com os arranjos feitos pelo Cesar Camargo Mariano: “Januária”, “Desencontro”, “Bandolim” e “Lua Cheia”. “O Thiago Marques Luiz, produtor do projeto, teve essa ideia, de gravarmos um disco cantando Chico já que eu havia gravado apenas essas quatro canções dele e queria gravar muitas mais. E foi maravilhoso! Ensaiamos poucas vezes, fiz um show com o repertório no Teatro Sérgio Cardoso uma única vez e já gravamos o disco em dezembro do ano passado, porque nossa geração é assim, a gente acredita na emoção do momento”, conta a cantora.


Faixas:
Cadê você (com Chico Buarque)
Realejo
Bom tempo
Carolina
Todo sentimento
Com açúcar, com afeto
Até pensei
Futuros amantes
Tatuagem
Caravanas

Ficha Técnica:

Produção e direção artística: Thiago Marques Luiz
Repertório: Claudette Soares, Renato Vieira e Thiago Marques Luiz
Arranjos, gravação e mixagem: Alexandre Vianna
Piano: Alexandre Vianna
Contrabaixo acústico: João Benjamin
Bateria: Vicente Pizzutiello
Fotos: Murilo Alvesso
Imprensa: Paulo Henrique de Moura
Gravado no Estúdio: Aga (São Paulo)

Na faixa Cadê Você (Leila XIV) Claudette Soares e Chico Buarque foram acompanhados por Alexandre Vianna (piano, arranjo e direção musical), João Benjamin (baixo acústico), Rafael Lourenço (bateria), Thiago Faria (violoncelo), Letícia Andrade (violino), Ricardo Proiete (violino) e Igor Borges (viola).

Faixa produzida por Renato Vieira e Thiago Marques Luiz

Gravada no estúdio: Cia. dos Técnicos (Rio de Janeiro)

Comentários

Divulgue seu lançamento