Música

Dia do Palhaço: relembre os personagens que marcaram a cultura brasileira

quinta, 10 de dezembro de 2020

Compartilhar:

No dia 10 de dezembro é o Dia do Palhaço. Uma data para celebrar um dos ofícios mais nobres do mundo das artes: o de fazer rir. 

Com origem que remonta à Idade Média, o palhaço é a personificação da alegria e da comédia. No Brasil, foram muitos os artistas que se consagraram com suas personas circenses, levando alegria e diversão para crianças e famílias brasileiras através dos circos itinerantes, dos grandes espetáculos, dos programas de televisão e até pela música. 

Selecionamos aqui alguns dos palhaços brasileiros que você deve conhecer ou recordar. Confira logo abaixo! 

Piolin

Abelardo Pinto, o Piolin, se tornou um dos mais famosos palhaços do Brasil - tanto que o Dia Nacional do Circo faz alusão à data do seu nascimento, dia 27 de março. Em 1922, se tornou espécie de "ícone cult" quando foi exaltado durante a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, como um legítimo representante da cultura popular brasileira. 

Até o fim de sua vida, em 1973, Piolin participou de diversos programas de TV e seguiu fazendo a alegria de milhares de fãs ao redor do Brasil e do mundo. 

Foto: Reprodução (Acervo UH/Folhapress)

Carequinha

Nascido em família circense, George Savalla Gomes se tornou um verdadeiro popstar ao criar o personagem Carequinha, que habita na memória afetiva de inúmeros brasileiros até hoje. Nos anos 1960, ele apresentou diversos programas na extinta TV Tupi que eram sucesso absoluto de público. 

Carequinha também gravou diversos LPs que ajudaram a moldar a memória musical de muitas crianças. Quem é que não lembra, por exemplo, de “O bom menino”


Arrelia

Nascido no ambiente do circo, desde os 6 anos de idade Waldemar Seyssel já se apresentava nos palcos. Em 1953, já como Arrelia, ingressou na televisão. Em 1955, conquistou um programa próprio, o “Cirquinho do Arrelia”, que ficou no ar por onze anos na TV Record. 

Em 1957, ele chegou a lançar um disco com Altamiro Carrilho em que interpreta diversas marchinhas de Lamartine Babo, cujo bom humor caem como uma luva no mundo circense. 

Foto: Reprodução 

Chicharrão

De origem argentina, Chicharrão dedicou sua vida inteira ao circo e ficou conhecido como “Príncipe dos Palhaços”. Além de se apresentar em circos ao redor do Brasil e do mundo, foi também um estudioso dessa arte e contribuiu imensamente para popularizar e difundir a prática no Brasil. 

Além disso, seu filho e seu neto seguiram o mesmo caminho e se tornaram uma dupla muito conhecida: Torresmo e Pururuca

Atchim & Espirro

Formada por Eduardo dos Reis e Carlos Alberto de Oliveira, a dupla Atchim e Espirro surgiu nos anos 1980, quando passaram a comandar um programa na TV Gazeta, mas ganharam fama depois de se apresentarem no “Xou da Xuxa”. Ao longo da carreira, participaram de diversos outros espetáculos e gravaram uma série de discos, como “Natal da alegria” e “Casa de chocolate”

Foto: Reprodução 

Patati Patatá 

Surgida nos anos 1980, a dupla Patati Patatá é um dos maiores fenômenos do entretenimento infantil atualmente. Hoje ela virou uma franquia que conta com diversas duplas licenciadas ao redor do país, e já lançou diversos CDs e DVDs de sucesso, além de programas de TV. 

Foto: Divulgação

Bozo

Criado pelo norte-americano Alan Livingston, o palhaço Bozo se tornou uma bem-sucedida franquia de televisão exportada pelo mundo todo. Mesmo assim, merece estar nessa lista devido ao sucesso conquistado no Brasil. O Bozo (que aqui foi interpretado por 15 atores ao longo do tempo), foi trazido para cá por Silvio Santos e ficou no ar durante 12 anos ininterruptos, época em que atraiu enorme audiência para o seu programa matinal e gravou alguns LPs. 

Foto: Reprodução

Que outro palhaço marcou a sua infância? Conte pra gente nos comentários! 

Texto por: Tito Guedes 

Comentários

Divulgue seu lançamento