Circular Brasil

Em agosto, o programa Circular Brasil passeou pela paisagem sonora de Minas Gerais a Santa Catarina

terça, 30 de agosto de 2022

Compartilhar:

Um ícone do Instrumental e Duos Especiais no Circular Brasil

O Circular Brasil trouxe na edição de 02 de agosto, um álbum muito especial de um dos maiores expoentes do Instrumental no País: Egberto Gismonti. São faixas do disco “Alma”.

Logo depois vamos à Minas Gerais, conhecer mais de perto um disco que contou com um duo de violões dos irmãos Wilson Lopes e Beto Lopes, numa homenagem ao conterrâneo Toninho Horta.

São faixas do álbum “Nossas Mãos - Homenagem a Toninho Horta”.

E para fechar o programa, vamos visitar faixas de um disco que foi o resultado da união de outros dois músicos, desta vez os cariocas Alexandre Caldi (sax e flauta) e Itamar Assiere (piano). O nome do disco é “Afro + Sambas” e são releituras dos Afro-Sambas de Vinícius de Moraes e Baden Powell.




Álbuns Importantes de Veteranos do Instrumental

Na edição de 09 de agosto, o Circular Brasil aborda discos de instrumentistas tarimbados que há muito tempo frequentam as “águas” da Música Instrumental em nosso país, visitando álbuns importantes das carreiras de cada um deles. 

A gente começa com faixas do disco “Todo Sentimento”, um lançamento do ano de 2016, resultado da união do violonista Romero Lubambo com o flautista e saxofonista Mauro Senise.

Logo depois vamos visitar um álbum do guitarrista Pepeu Gomes, gravado ao vivo em 1989, com toda energia e suingue já típicos desse artista brasileiro. O disco leva o nome de “On The Road”.

E para terminar, vamos visitar um álbum do saxofonista Léo Gandelman, com faixas de um disco com o astral lá em cima! Vamos apreciar faixas do disco “Made in Rio”, um lançamento do ano de 1993.

Circular Brasil, um mapeamento de tudo que já foi feito e está sendo realizado hoje na Música Instrumental do País, de Norte a Sul do Brasil. Fique ligado em todas as edições já produzidas até hoje, este é o programa de nº 169 e você pode ouvir todos os programas através do site radios.ebc.com.br/circular-brasil.




Talentos de Minas Gerais e Santa Catarina!

O Circular Brasil de 16 de agosto começa com a Música Instrumental do guitarrista e compositor mineiro Maurício Ribeiro, com faixas do seu disco chamado “Trio”.

Logo depois a gente continua no estado de Minas Gerais e vamos conhecer de perto o som do baixista Enéias Xavier. Serão faixas do álbum “O Peregrino”.

E para terminar, vamos à Santa Catarina para apreciar o som do grupo Entrevero Instrumental, com faixas do disco “Êxodo”.

Quer ficar por dentro das novidades do Instrumental Brasileiro? Então se liga no Circular Brasil!





Dois Solistas e uma Orquestra de Baile daquelas!

No dia 21 de agosto, o Circular Brasil traz em sua programação dois solistas e uma orquestra de baile que fez história na Música do Brasil.

Primeiro vem o violeiro Fernando Sodré, de Minas Gerais, com faixas do álbum “Viola de Ponta Cabeça”.

Logo depois, outro solista, o violonista Gabriel Improta, do Rio de Janeiro, são faixas de um disco gravado por ele chamado “Entre”.

E para terminar, vamos conferir faixas de um disco da Orquestra Tabajara, uma típica big band de baile que fez história neste gênero em nosso país. São faixas do álbum “Anos Dourados – Volume 1”.

A Orquestra Tabajara foi fundada em 1934 na cidade de João Pessoa (Paraíba) e em 1937, Severino Araújo, que no futuro se tornaria o “cabeça” da orquestra,  foi convidado para integrar o naipe de saxofones, dentre tantos outros supertalentosos instrumentistas.

Durante o Programa, a gente conta um pouco mais da história da Orquestra.



Conheça a Música de Maurício Marques, Edgar Duviver e Hamleto Stamato.

No dia 30 de agosto, a “caravana musical” do Circular Brasil passa pelo Rio Grande do Sul, pelo Rio de Janeiro e por São Paulo.

A gente começa pelo Sul do país, com o violonista e compositor Maurício Marques. Vamos apreciar faixas do disco “Milongaço”, com o sotaque musical típico e cheio de estilo, daquelas bandas de lá.

Logo depois partiremos para o Rio de Janeiro, para conhecer mais de perto o trabalho do saxofonista Edgar Duvivier, serão faixas do álbum “Sax Brasileiro”, que contou com a participação de vários craques do nosso Instrumental.

E para terminar, partimos para Sampa! Iremos apreciar faixas do disco “Speed samba Jazz – Volume 2”, do pianista e tecladista Hamleto Stamato.
Segura que lá vem música boa! 

Circular Brasil, sempre um repertório escolhido a dedo, especialmente para você, que gosta da nossa Música Instrumental.





Comentários

Divulgue seu lançamento