Cultura

Exílio de Belchior é investigado no livro 'Viver é melhor que sonhar', já em pré-venda

sábado, 06 de fevereiro de 2021

Compartilhar:

Antônio Carlos Belchior é autor de um dos gestos mais intrigantes da história recente da Música Popular Brasileira. Artista respeitado, dono de um repertório do qual qualquer músico poderia se orgulhar, carreira de sucesso, padrão de vida confortável, cercado de amigos, cercado de mulheres. Com 60 anos recém-completos, deixou tudo isso para trás, rumo a uma jornada incerta e anônima pelo sul do país, que terminaria com sua morte dez anos depois. Não explicou a ninguém o motivo do seu desaparecimento, não pediu dinheiro emprestado aos amigos, só deu um telefonema a um dos filhos durante este período. Em companhia de uma nova produtora e amante, Edna Assunção de Araujo, de pseudônimo Edna Prometheu, percorreu dezenas de cidades, viu de longe seu patrimônio ir embora, foi caçado pela justiça e pela imprensa, dormiu em locais abandonados, dependeu da caridade de desconhecidos, foi expulso de casas por pessoas que o abrigavam, e não retrocedeu.

Por que Belchior agiu assim? Esta pergunta foi feita por muitos fãs, familiares, colegas e amigos, e motivou os jornalistas e pesquisadores Chris Fuscaldo (colunista do IMMuB) e Marcelo Bortoloti a mergulharem de cabeça nessa trajetória do cantor e compositor. 

Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti em San Gregorio de Polanco (Foto: Divulgação)

O resultado é o livro "Viver é melhor que sonhar – Os últimos caminhos de Belchior", road-book que refaz os caminhos percorridos por Belchior durante o exílio. Os pesquisadores passaram pelo Rio Grande do Sul, Uruguai, São Paulo e Ceará. No caminho, conversaram com pessoas que tiveram contato com o cantor e visitaram os lugares frequentados por ele. 

O livro deve ser lançado entre fevereiro e março, mas já está em pré-venda desde janeiro pelo site da Benfeitoria, com diversas recompensas (livro + camiseta; livro + book bag; livro + LP “Alucinação”; etc). 

Garanta já o seu exemplar (clique aqui!) 

Encaminhado por: Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti

Comentários

Divulgue seu lançamento