Festival Domingos Clássicos: Daniela Spielmann Chorinhos

Ministério da Cultura e Instituto CCR apresentam Festival Domingos Clássicos

quarta, 02 de janeiro de 2019

Compartilhar:

O Rio de Janeiro recebe desde setembro de 2018, o Festival Domingos Clássicos, que reúne, na Sala Baden Powell – Casa da Bossa, em Copacabana, espetáculos de música clássica com intérpretes, artistas de diferentes orientações musicais e com diferentes organizações instrumentais e/ou vocais. O Festival, com a pianista Fernanda Chaves Canaud, é um espaço aberto para novos compositores contemporâneos, bem como para grupos de câmara nacionais e estrangeiros, orquestras, coros, minióperas e solistas da música de concerto, sempre com cunho didático e de formação de plateia para todas as idades. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet.

Os concertos semanais nas tardes de domingo têm como objetivo proporcionar uma experiência ímpar para o público, que nem sempre conta com possibilidade de acesso à música clássica tocada ao vivo. E a oportunidade de um contato estreito com os músicos.

No domingo dia 06, às 15h, a apresentação será de Daniela Spielmann Chorinhos, onde a saxofonista e flautista Daniela Spielmann, acompanhada do violão de Domingos Teixeira, apresenta clássicos do choro com uma roupagem inovadora.  Envolve e encanta a plateia pela altíssima qualidade musical da apresentação.

Daniela SpielmannSax soprano, sax tenor e flauta: Dá pra contar nos dedos a quantidade de saxofonistas brasileiras em atividade. Daniela Spielmann é uma delas e nome obrigatório entre os craques do saxofone. Seus grandes trunfos são a força interpretativa somada à criatividade de suas composições e arranjos. Sua trajetória é longa e farta de projetos importantes. Em 2001, lançou seu primeiro CD solo - BRAZILIAN BREATH, trabalho que foi indicado ao Grammy Latino em 2002. Fez parte da banda "Altas Horas" do programa homônimo, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, do ano 2000 a 2014, na TV Globo elaborando arranjos semanais de acordo com o repertório do programa. É integrante também do grupo Rabo de Lagartixa, duo Spielmann- Zagury, Mulheres em Pixinguinha, Choro na Rua e Cordão do Boitatá. Já se apresentou com grandes nomes do cenário da MPB Instrumental como: Sivuca, Zé Menezes, Zé da Velha e Silvério Pontes, Anat Cohen, cantores como: Aurea Martins, Moyseis Marques, Zélia Duncan, entre outros.

Daniela participa anualmente como solista convidada desde 1998 no Clube do Choro de Brasília e em vários festivais como líder, no Brasil e no mundo em países como: USA, Argentina, Chile, Colômbia, France, Suíça, Portugal, Israel, Paraguai. Em 2017 foi convidada a dar aulas no Choro Camp em PortTownsend – Seattle, junto ao trio brasileiro e Anat Cohen. Ao longo do período em que trabalhou na TV se apresentou com inúmeros artistas de variados estilos como, Sidney Magal, Fafá de Belém, Paula Lavigne, Elza Soares, Jota Quest entre outros. Em 2014 começa a integrar o grupo de palco do Cordão do Boitatá tendo se apresentado e contribuído com arranjos nos palcos carnavalescos nos shows de 8 horas de duração com artistas renomados, internacionais e nacionais de diversos estilos e gêneros, como Kezya Jones, Graça Cunha, João Donato, Pedro Miranda. Em 2016 se junta ao trompetista Silvério Pontes e iniciam uma parceria no projeto Gafierando e Choro na rua. 

Domingos TeixeiraViolão: É violonista, compositor e arranjador. O músico já tocou ao lado de vários artistas consagrados como Tim Maia e participou da Rio Jazz Orquestra. Foi diretor musical dos shows de Fátima Guedes e segundo ela “o trabalho de Domingos confirma sua apurada sensibilidade, com interpretações cheias de espírito”. Em seu primeiro CD Brincadeiras de Quintal, apresentou músicas de sua autoria. Além dos palcos, a mistura Daniela e Domingos também está presente em gravações: música Brincadeiras de Quintal de Domingos foi gravada pelo grupo musical Rabo de Lagartixa em 1998 e Daniela por sua vez emprestou seu sopro em participações no CD de Domingos, com destaque para Flor de outono apenas com sax e violão. O artista também dá aulas no Cigam (Centro Ian Guest de aperfeiçoamento musical) e na Pró-arte onde ensina violão, guitarra e harmonia.

A Sala Baden Powell, onde acontece o Festival, disponibiliza a venda antecipada dos ingressos a preços populares (20% ingressos para o público em geral) e cobra valores convidativos na bilheteria da sala (50% dos ingressos por meio da bilheteria do teatro). 



SERVIÇO:
Evento: Festival Domingos Clássicos - Daniela Spielmann Chorinhos
Linguagem: Música Clássica
Data: 06 de janeiro, domingo
Horário: 15h
Local: Sala Municipal Baden Powell 
Endereço: Avenida N. Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana – RJ
Telefones: (21) 2547-9147 / (21) 98675-4222
Valor do Ingresso: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia) 
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14h30 às 21h ou pela internet no site https://riocultura.superingresso.com.br 
Classificação: Livre
Duração: 50min
Cartões de Débito: Não
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Não
Lotação: 469 lugares


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte das imagens: Divulgação


Comentários

Divulgue seu lançamento