FESTIVAL DOMINGOS CLÁSSICOS: TRIO Em Família

Dia 2 de outubro, com Paulo Sérgio Santos, Caio Márcio e Fernanda Canaud

sábado, 29 de setembro de 2018

Compartilhar:

O TRIO EM FAMÍLIA é um encontro no palco da família de músicos que têm trabalhos autorais e acadêmicos individuais. Formado por Paulo Sérgio Santos (clarinete), Caio Márcio Santos (violão) e Fernanda Canaud (piano), o trio apresentará obras de GuingaNazarethPiazzola, entre outros mestres em programa emocionante.

REPERTÓRIO:
Villa-lobos
Guinga
Pixinguinha
Piazzolla
Radamés Gnattali
Caio Marcio
Ernesto Nazareth


Comemoração de 30 anos de Palco de Fernanda Canaud

Fernanda Canaud, pianista brasileira, é Doutora em Música pela UNIRIO. Trabalhou na organização e fundação da Escola Superior de Música da Universidade Cândido Mendes (Nova Friburgo) e foi sua primeira diretora de 2001 até 2004. Lecionou piano nas universidades: UNIRIO (RJ) e UNINCOR em Leopoldina (MG). Desde 2000, é professora de piano e música de câmara nos cursos Técnico e Básico da Escola de Música Villa-Lobos (RJ).

O fato de Fernanda Chaves Canaud ser doutora em música, verbete de enciclopédias e pianista internacionalmente admirada impressiona menos quem a conhece de perto do que a coragem, a elegância e a sensibilidade com que se dá à sua arte. Em outras palavras, nenhum currículo, por mais abrangente que seja, lhe fará justiça na medida certa.

A coragem a acompanha desde menina, quando acreditou em si mesma e trocou todos os seus sonhos por um só: dedicar-se ao piano como meio de se tornar musicista completa, concertista, compositora, mestra. Foi a coragem, por exemplo, que a levou a escolher Radamés Gnattali como tese de doutorado, sendo aquele maestro o nome que melhor representa a música brasileira na complexa confluência do popular com o clássico, tema de abordagem sempre difícil. O brilho com que a tese foi defendida por ela é, em síntese, seu próprio modo de vivenciar a música: coragem para investir permanentemente em complexidades e confluências.

A elegância está não só na forma com que ela se dedica ao piano, mas também na escolha do que suas mãos transformam em beleza. Repertório. Neste, convivem harmoniosamente a obra dos grandes nomes da música universal, de Bach Villa-Lobos, e peças encantadoras por sua simplicidade, algumas criadas por ela mesma. Quantos trabalhos em disco, produzidos no Brasil, tiveram a elegância do que a coleção de valsas gravada por ela e o bandolinista Joel Nascimento? Disco, em duas palavras, belo e obrigatório.

A sensibilidade está em tudo isso, mas sobretudo no temperamento de Fernanda Chaves Canaud, como mulher e como artista. Temperamento onde a delicadeza se alterna com a paixão, o arrebatamento com a moderação, o estudo e o trabalho como amor pelo que faz. Vê-la e ouvi-la é sempre uma experiência a renovar nossa crença de que o brasileiro tem, mesmo, uma alma admiravelmente musical.

Realizou concertos com diversas orquestra brasileiras. No exterior apresentou recitais de piano em Paris, Amsterdã, Todi, Londres, Leeds, Lisboa, Alcobaça, Coimbra, Madrid, Bilbao, Bogotá e diversas cidades dos EUA. Tem 8 CDs lançados, por diversos selos, entre os quais três Cds com o selo Biscoito Fino. Em 2016 lançou um DVD nos Estados Unidos, com o selo Majestic Mews (EUA). Em 2012, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes (SP, 2012). Em 2018 estreou no cinema, tocando na trilha sonora do longa ANTES QUE EU ME ESQUEÇA de Tiago Arakilian, música original de Caio Márcio.

Paralelamente às suas atividades acadêmicas, atua intensamente, como solista, camerista e concertista, sempre interessada na divulgação da música brasileira clássica e popular. Como produtora, trabalhou na Sala Cecília Meireles e desde abril 2017 tem realizado a direção artística do Projeto de concertos DOMINGOS CLÁSSICOS INTERNACIONAIS da Sala Municipal Baden Powell.

PAULO SÉRGIO SANTOS  

Clarinetista, iniciou seus estudos de clarineta na Escola Villa-Lobos com o professor José Botelho e na Universidade Federal do Rio de Janeiro com Jayoleno dos Santos e José Carlos de Castro. Sua formação musical ficou marcada pelo ecletismo, tendo trilhado caminhos em diferentes bandas de música, rodas de choro e orquestras sinfônicas. Foi o primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atuando entre os anos de 1977 a 1995. Formou-se na UFRJ, tendo vencido inúmeros concursos, como o Sul-América e o Eldorado. Integrou várias orquestras filarmônicas e sinfônicas. Pertenceu ao corpo docente da Uni-Rio, também lecionou no Festival de Verão, de Brasília, em 2000. Lecionou clarineta durante cinco anos na Uni-Rio.

Seu filho, Caio Márcio (Caio Márcio Ferreira Chaves dos Santos), também é músico, violonista (graduado pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música), respeitado como um dos grandes virtuoses no instrumento, além de produtor musical de discos e projetos musicais, tais como o Instrumental Sesc. Foi convidado para apresentação em congresso internacionais de clarinetistas e festivais de música como os de Lubock, Oklahoma, Porto, Caracas, Perugia e Atlanta, entre outros internacionais, além de festivais nacionais como os de Campos de Jordão, Brasília, Ouro Preto, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Curitiba, Londrina, Tatuí, Natal, Caxias do Sul, Aracaju, Diamantina e Salvador, entre muitos outros. 

Ministrou aulas do instrumento no Brazil Camp Festival, em Casader, na Califórnia. (EUA). Possui uma vasta discografia como solista e camerista pelo selo Kuarup e ao lado de Guinga pela gravadora Biscoito Fino.

CAIO MÁRCIO  

Violonista e compositor. Carioca nascido em 1982, Caio Márcio Santos é Bacharel em Violão Clássico sob a orientação de Paulo Pedrassoli Jr. e em Composição Erudita pelo Conservatório Brasileiro de Música. Participou de cursos complementares ligados à improvisação com Hélio DelmiroLula Galvão, Genil Castro e Nelson Faria e à composição com Antonio Guerreiro de Faria, Tim Rescala, Alexandre de Faria, David Tygel e Alexandre Negreiros.

Caio já dividiu palco com nomes nacionais e internacionais, dentre os quais se destacam: Yamandú CostaQuinteto Villa-LobosHamilton de HolandaBebê Kramer, Lula Galvão, Nicolas KrassikZé da Velha e Silvério PontesGabriel ImprotaChico Pinheiro, Kliff Korman, Guinga, Hélio Delmiro, Rogério CaetanoDurval FerreiraJacques MorelembaumMaria BethâniaElza SoaresChico CesarFátima Guedes, Roberta SáZélia Duncan e Joyce Moreno. Em 2012, lançou o disco Rio em Vermelho e Azul, em parceria com o baixista Dinamarquês Morten Ankarfeldt. No ano seguinte, formou o Rio Jazz 4 com Christina Von Bullow (sax), Morten Ankarfeldt (contrabaixo) e Cassius Theperson (bateria), registrado em novo disco, intitulado Rio Jazz 4. Em 2014, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Composição Clássica pela peça Variações Livres para Quinteto de Soprost.


SERVIÇO:
Evento: FESTIVAL DOMINGOS CLÁSSICOS: TRIO Em Família com Paulo Sérgio Santos, Caio Márcio Santos e Fernanda Canaud
Linguagem: Música Clássica Brasileira e Clássico Instrumental
Data: 02 - Domingo
Horário: 15h
Local: Sala Municipal Baden Powell
Endereço: Avenida N. Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana – RJ
Telefones: (21) 2547-9147 / (21) 98675-4222
Valor do Ingresso: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia)
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a
domingo das 14h30 às 21h
Classificação: Livre
Duração: 50min
Cartões de Débito: Não
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Não
Lotação: 469 lugares


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte da imagem: foto divulgação 


Comentários

Divulgue seu lançamento