Música

Financiamento coletivo para o projeto Alma Brasileira

terça, 26 de novembro de 2019

Compartilhar:

O músico Iuri Bittar está produzindo o seu primeiro CD, que se chamará Alma Brasileira, e para ajudar na produção ele abriu uma campanha de financiamento coletivo. 

Para colaborar e saber mais sobre o projeto, leia abaixo o depoimento do próprio músico!

O PROJETO 

Meu nome é Iuri Bittar, sou violonista, e tenho 15 anos de carreira como músico profissional, todos eles dedicados ao choro e ao violão. Fiz minha graduação e meu mestrado em música e atualmente sou professor de violão da Escola Portátil de Música e do Instituto Casa do Choro.

O Alma Brasileira será meu primeiro disco de violão solo, e reunirá arranjos inéditos para obras de Ernesto Nazareth e Radamés Gnattali. Serão nove faixas, entre choros, tangos, sambas, habaneras e valsas. A direção musical será de Ricardo Dias e o disco ainda irá contar com as participações especialíssimas de João Camarero e Vicente Paschoal!


 A IDEIA 

A história desse projeto pode ser contada a partir de meados de 2014. Eu já colecionava alguns arranjos que eu havia escrito para músicas do Ernesto Nazareth, e naquele momento mergulhava na obra do Radamés Gnattali. Num desses mergulhos, encontrei no YouTube um pedaço do programa "A Música Segundo Tom Jobim", no qual este recebia como convidado o maestro Radamés Gnattali

Na mesma semana encontrei uma partitura de um choro do Radamés que eu não conhecia. Comecei a tocá-lo e em um determinado momento um trecho melódico me chamou a atenção, me lembrava a melodia de algum outro choro. Repeti algumas vezes e me dei conta que era o Nenê, do Nazareth. Imediatamente me veio a memória aquele encontro do Radamés com o Tom Jobim. O mesmo trecho que o Radamés usava pra demonstrar seu apreço pelo Nazareth ele agora o transformava em matéria-prima pra sua composição. Ficou evidente que muito além da reverência pelo seu antecessor, havia uma profunda conexão artística entre a obra desses dois gigantes da música brasileira. O nome desse choro do Radamés? Alma Brasileira. Estava assim batizado meu projeto que acabava de nascer. 


ETAPAS DO PROJETO 

Agora, pra que essa ideia cresça e se torne uma realidade, diversas etapas precisam ser realizadas. Processos como os de gravação e finalização dos áudios, produção de conteúdo audiovisual e material gráfico para a campanha, design gráfico do CD, direção musical, prensagem dos discos físicos, pagamento de direitos autorais das obras que serão gravadas, confecção e envio das recompensas aos apoiadores, entre outros, envolvem custos altos e diversos profissionais, a quem pretendemos remunerar de maneira justa. 

Os custos de todos esses serviços somam um total de R$19.000,00. É a meta que precisamos atingir para que o projeto se concretize em sua totalidade. 

O QUE É FINANCIAMENTO COLETIVO?

Financiamento coletivo, ou crowdfunding, é uma espécie de “vaquinha” virtual, um trabalho de formiguinha no qual diversos investidores colaboram para a realização de um projeto. Não é doação, mas sim uma TROCA, através da qual os apoiadores escolhem uma ou mais recompensas proporcionais às faixas de contribuição disponíveis. Ou seja, todo mundo sai ganhando! O site www.somnatoca.com.br é especializado nessa modalidade de financiamento, e sua segurança pode ser comprovada pelo volume de projetos já realizados através da plataforma. 

RECOMPENSAS 

Agora a melhor parte disso tudo: as recompensas! Nessa modalidade de financiamento coletivo não importa o tamanho do seu bolso: contribuiu, ganhou! Todos os apoiadores poderão escolher uma ou mais recompensas, que vão desde o download do CD em alta qualidade, ou o recebimento de uma ou mais cópias do CD físico em sua casa, partituras dos arranjos gravados, CD Irineu de Almeida e o Oficleide – 100 anos depois, aulas de violão online ou presenciais, gravuras impressas em tamanho A3 desenhadas especialmente para o projeto pelo artista Yuri Reis, uma música composta especialmente pra você apoiador, participação em uma master class com João Camarero, Paulo Aragão e Iuri Bittar, ingressos para o show de lançamento, participar da audição de lançamento do disco ou até um pocket show de violão solo com Iuri Bittar, ou roda de samba com o Jequitibá do Samba, ou quarteto de choro na sua casa ou evento, ou ter sua logomarca estampada no encarte do CD e em todos materiais de divulgação do projeto. 

MAIS SOBRE IURI BITTAR

Nascido na cidade de Franca–SP, o violonista Iuri Lana Bittar é um músico que se dedica à prática do samba e do choro há aproximadamente 20 anos. Em 2005 concluiu sua graduação no curso de música (violão) da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Entre 2004 e 2006 estudou harmonia com Ian Guest no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical) em Mariana– MG. Em 2008 transferiu-se para o Rio de Janeiro, para iniciar seus estudos na Escola Portátil de Música, da qual atualmente é professor e membro do conselho da Casa do Choro. No ano de 2011 concluiu sua pós-graduação (Mestrado em música) na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Como compositor teve seu samba “Novo Amor” premiado com o segundo lugar no V Festival de Samba de Quadra, sua valsa “Saudades do meu pai” selecionada no projeto “Choro da nova geração” e arranjada pelo violonista e arranjador Paulo Aragão, além do samba “A Cada Alvorecer” em parceria com Pedro Amorim, gravado no primeiro disco da cantora mineira Giselle Couto. Como violonista atuou ao lado de importantes nomes da música brasileira, como Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Pedro Amorim, Luciana Rabello, Monarco, Paulão 7 Cordas, Nelson Sargento, Áurea Martins, Teresa Cristina, entre outros. Atua como violonista nos grupos Samba da Ouvidor, grupo Jequitibá do Samba e Regional Nacional


Para contribuir com o projeto, CLIQUE AQUI! 

Comentários

Divulgue seu lançamento