Cultura

Fundição Progresso lança o projeto Fundição em Casa

sexta, 27 de março de 2020

Compartilhar:

Depois de disponibilizar novos vídeos em seu canal no Youtube, a Fundição Progresso lança uma programação de aulas online ministradas pelos professores e grupos residentes do Centro Cultural. O público conta com várias opções de cursos e oficinas para fazer em casa, durante a quarentena. 

Fundição atualmente reúne seis grupos residentes, três blocos de carnaval e nove professores de cursos livres, que fazem circular cerca de mil pessoas por dia no Centro Cultural da Lapa. Além de ser referência em arte-educação e símbolo de resistência - o que impediu a sua demolição no passado - conceitos atualmente em alta, como economia criativa, compartilhamento de ideias, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, sempre foram a força motriz da Fundição, que recentemente foi tombada como Patrimônio Imaterial Cultural do RJ, pelo modelo de ocupação que reúne iniciativas pioneiras e autônomas em arte-educação, cultura, meio ambiente e projetos sociais. 

São grupos como Arco Digital FilmesArmazém Cia de Teatro; #Espaço12 Intrépida TrupeTeatro de AnônimoOrquestra Sinfônica Petrobras; os blocos Pé de ChineloAfroreggaeRio Maracatu; os professores Aline Valentim (dança afro); Luna Leal (dança afro); Luna Rosa (yoga); Thiago Índio (parada de mãos); Matheus Alencar (oficina de modelo e manequim); Grupo Aluandê (capoeira); Tito Santana (mastro chinês); Claudio Baltar (dança vertical); Ednaldo Caetana (danças populares de Pernambuco). 

As aulas online e ações culturais oferecidas por eles visam promover uma vida mais saudável e em movimento em um momento mundial delicado e se somam às muitas atividades, performances e cursos que estão sendo disponibilizados por diversas instituições. Essa também foi a forma encontrada pelos artistas para manterem a conexão com seus alunos e divulgar suas atividades.  Segue a programação:

#FundiçãoEmCasa + Programação Centro Cultural Fundição Progresso 

Dança Afro - Aline Valentim 

Segundas e quartasàs 19h, a professora Aline Valentim realiza a oficina de dança afro. As aulas onlines acontecem em tempo real por live no perfil da professora, no Instagram: @alinebabalakina 

Acrobacia Aérea - Deborah Motta | #Espaço12 

Segundas, terças, quartas e quintasàs 19h, acontecem as aulas de acrobacia aérea com Deborah Motta. As aulas onlines são transmitidas em tempo real por live no perfil do #Espaço12, no Instagram: @espaço12_deborahmotta 

Oficina de Circo em Família - Maria Angelica Gomes | Teatro de Anônimo 

A oficina de Circo em Família também estará com aulas online para ajudar a quarentena a ficar mais criativa. Descobrindo novas formas de dialogar com mais leveza e construindo uma relação de confiança por outras vias, não convencionais. As transmissões acontecem aos sábadosàs 11h, no perfil do Teatro de Anônimo, no Instagram: @teatro.deanonimo. 

Alongamento com Regina Oliveira | Teatro de Anônimo 

Segundas e quartasàs 19h, acontecem lives de alongamento com a Regina Oliveira. A ideia é fazer uma aula leve e divertida, esse horário é o mesmo que o das aulas permanentes que acontecem no pavilhão do Teatro de Anônimo, na Fundição Progresso. As aulas serão transmitidas no IGTV|Instagram do Teatro de Anônimo: @teatro.deanonimo e conta com a colaboração consciente. 

QuarenCena com Patricia Selonk | Cia Armazém de Teatro 

As atrizes Patricia Selonk e Simone Mazzer realizam todas as quintasàs 20h (horário de teatro), leituras de uma peça. As transmissões acontecem no perfil de Patrícia: @patriciaselonk 

Espetáculo A Marca Da Água | Cia Armazém de Teatro  

O espetáculo A Marca da Água, texto premiado de Mauricio Arruda Mendonça e Paulo de Moraes, estreou em 2012 e ainda faz parte do repertório da companhia. Durante a quarentena, uma vez que não conseguiram seguir com as apresentações, a Cia Armazém de Teatro disponibiliza uma bela gravação da peça na íntegra para o público. O trabalho pode ser conferido no link: https://vimeo.com/159115483.

Encaminhado por: Assessoria de imprensa Fundição Progresso 

Comentários

Divulgue seu lançamento