Supersônicas

Garoto celebrado pelo Caixa Cubo Trio

por Tárik de Souza

terça, 29 de agosto de 2017

Compartilhar:

Grupo instrumental que mescla a improvisação do jazz a ritmos brasileiros, o paulistano Caixa Cubo Trio faz pré-lançamento do tributo “Enigma: A música de Garoto”, nesta quarta feira, dia 30, na Tupi or Not Tupi, na Vila Madalena, em São Paulo.

Um dos ases do violão moderno brasileiro, Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (1915-1955), terá sua obra revisitada no quinto álbum do CCT, formado por Henrique Gomide (piano), Noa Stroeter (contrabaixo) e João Fideles (bateria). Ao lado do multinstrumentista Teco Cardoso e o cantor Zé Leônidas, eles recriam desde clássicos (“Gente humilde”, “Duas contas”, “Lamentos do morro”) a canções de Garoto menos conhecidas como “Tijuca Tênis Clube”, “Carioquinha dengosa” e a inédita “Fluminense”.

A pesquisa sobre a vida e obra do compositor e violonista começou há quatro anos quando os músicos faziam mestrado na Holanda. Henrique (piano, teclados, sintetizadores) graduou-se em piano erudito pela ULM e pela USP, tirou diploma de mestrado em “jazz piano” pelo Conservatório Real de Haia, Holanda, com tese sobre Garoto, e atualmente está radicado em Colônia (Alemanha), onde cursa um segundo mestrado, sobre composição e arranjo.

O estudo sobre adaptação de músicas de Garoto do violão para o piano, motivou o disco, ao lado de Noa (filho do baixista Rodolfo) Stroeter (baixo acústico e elétrico) também com mestrado no Conservatório de Haia, assim como João Fideles (bateria, percussão), que ainda bacharelou-se em percussão pela USP e teve entre seus professores, Nenê, Billy Hart, Edu Ribeiro e Eric Ineke. 


Fonte da Imagem: http://bit.ly/2vq0S9S 

Comentários

Divulgue seu lançamento