Jogada de Música

Gol, o grande momento da música

sábado, 06 de julho de 2019

Compartilhar:

O grande momento do futebol, como diz o nome daquele antigo programa da TV Bandeirantes criado pelo locutor Alexandre Santos, é o gol (“Guardou! Bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes”). Porém, na música, o momento mais esperado do jogo da bola no pé (em pé) é cantado em um número enorme de composições, dos mais variados tipos e ritmos. Aqui vamos retratar apenas três, mas prometo voltar ao tema mais adiante, pois bons exemplos não faltam. Seja de forma figurada ou retratando o futebol propriamente dito, o gol é sempre um momento de felicidade.

Quem fica logo “De cara pro gol” é Jorge Aragão, em música que ele mesmo compôs no embalo da euforia canarinho para a Copa do Mundo de 1998, na França. A seleção brasileira acabou derrotada na final pelos donos da casa, mas o sambista de mão cheia deixou sua marca com uma marcha frevo bem animada. A música encerra o CD “Sambaí”, de 1998.

Simoninha, filho do grande Wilson Simonal, optou pelo caminho metafórico para chegar ao gol, para marcar “Aquele Gol”, composição dele e Bernardo Vilhena. A letra usa expressões do futebol para falar de amor em seus versos. A música foi gravada originalmente no CD “Volume 2”, de 2000, e faz citações a “Baião” e “Paraíba”, ambas de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Rappa conta a história de um típico domingo carioca do século passado que quase sempre encerrava a tarde e iniciava a noite no Maracanã. A composição de Marcelo Falcão, Xandão, Marcelo Lobato, Lauro Farias e Marcelo Yuka, exige como um torcedor apaixonado de arquibancada não pede: “Eu quero ver gol”! A música foi gravada no CD “Rappa Mundi”, de 1996, álbum que traz grandes sucessos da banda, como “Vapor Barato” (Jards Macalé/Waly Salomão), “Pescador de Ilusões” (Marcelo Yuka, Lauro Farias, Marcelo Falcão, Xandão e Marcelo Lobato) e “Hey Joe” (Bill Roberts, em versão de Ivo Meirelles e Marcelo Yuka).

Gol é festa! Até mês que vem com mais música e futebol. 


Fonte da imagem: Internet

Comentários

Divulgue seu lançamento