Música

Grandes nomes da MPB celebram os 80 anos de Cacaso em álbum lançado pela Kuarup

terça, 12 de março de 2024

Compartilhar:

Obra do compositor é celebrada com disco repleto de regravações de seus clássicos


Quando se fala dos grandes letristas da MPB, é impossível não mencionar o nome de Antônio Carlos de Brito (1944 – 1987), o Cacaso. Integrante da chamada “Geração Mimeógrafo”, que redimensionou a poesia produzida no País, ele colocou versos em melodias de compositores renomados como Djavan, Edu Lobo, Sueli Costa e Tom Jobim além de ter sido gravado por Elis Regina, Maria Bethânia, Milton Nascimento e Simone. Músicas que ele assinou, como Lambada de Serpente, Dentro de Mim Mora Um Anjo e Triste Baía da Guanabara ocupam lugar de honra no cancioneiro nacional.

Os 80 anos de Cacaso, celebrados em 13 de janeiro de 2024, não poderiam passar em branco. Para comemorar a data, a Kuarup lança no dia 8 de março, sexta-feira, o álbum Cacaso 80 Anos, idealizado e produzido por Renato Vieira. Diversos intérpretes, a maioria deles amigos e parceiros de Cacaso, foram convidados a fazer releituras de canções que, juntas, formam um painel representativo da obra dele e mostram todas as facetas de sua poética: ao mesmo tempo em que Cacaso era amoroso, reflexivo e denso, ele podia ser debochado, bem-humorado e leve.

Cada faixa de Cacaso 80 Anos é assinada pelo poeta com um melodista diferente – algo natural e democrático, já que Cacaso fez canções com mais de 20 parceiros. Carlinhos Vergueiro, Claudio Nucci, Edu Lobo, Eduardo Gudin, Filó Machado,Rosa Emilia Dias, Joyce Moreno, Toquinho  e Zé Renato estão entre eles e generosamente participam do álbum, ao lado de Camilla Faustino, Luísa Lacerda (ambas representantes da nova geração da MPB) e das presenças especialíssimas de Alaíde Costa, Leila Pinheiro e Ney Matogrosso.

Faixa a faixa

1) Gente Séria (Letra inédita) (Joyce Moreno/Cacaso) – Joyce Moreno
Joyce Moreno
grava pela primeira vez esta parceria com Cacaso, feita em 1976 ou 1977. Cacaso 80 Anos abre com a letra original do poeta, que modificou alguns versos quando Emilio Santiago escolheu Gente Séria para o repertório do disco Ensaios de Amor (1982). Acompanhada por seu violão marcante e pelo tamborim e caxixi de Tutty Moreno, Joyce retoma a gênese da canção, um samba no estilo de João Gilberto em que Cacaso mostra as qualidades, mazelas e contradições do Brasil.

2) Fonte da Vida (Zé Renato/Cacaso) – Zé Renato
A aproximação entre Zé Renato e Cacaso ocorreu no fim dos anos 1970, quando o Boca Livre, grupo do qual faz parte, despontou. Fonte da Vida abriu e deu o título ao primeiro álbum solo de , que fez uma releitura no formato voz e violão para Cacaso 80 Anos.

3) Lambada de Serpente (Djavan/Cacaso) – Ney Matogrosso
Uma das canções mais conhecidas de Cacaso, Lambada de Serpente é a primeira parceria do poeta com Djavan. Ney Matogrosso, que grava Cacaso pela primeira vez, faz sua releitura da música com a propriedade e o sentimento que fazem dele um dos grandes cantores da música brasileira.  Alexandre Vianna (piano, arranjo e direção musical), João Benjamin (baixo) e Kabé Pinheiro (bateria e percussão) são os músicos da faixa.

4) Francamente (Toquinho/Cacaso) – Toquinho e Camilla Faustino
Toquinho
e Cacaso fizeram juntos quatro canções. Francamente mostra o lado romântico dos dois – em uma entrevista nos anos 1980, Toquinho a definiu como uma música no estilo de Roberto Carlos. A singela releitura conta com as vozes de Toquinho, que toca o violão da faixa, e de Camilla Faustino, intérprete com quem ele vem trabalhando em shows e discos.

5) Perfume de Cebola (Filó Machado/Cacaso) – Filó Machado
Regravada por vários intérpretes no Brasil e no exterior, Perfume de Cebola tem a musicalidade exuberante de Filó Machado aliada à qualidade poética de Cacaso. Nesta releitura, Filó toca violão e mostra sua verve jazzística.

6) Dentro de Mim Mora Um Anjo (Sueli Costa/Cacaso) – Alaíde Costa
Célebre canção da parceria de Cacaso com Sueli Costa, Dentro de Mim Mora um Anjo ganha pela primeira vez a voz majestosa de Alaíde Costa, uma das principais intérpretes da compositora (da dupla, Alaíde já havia registrado Cinema Antigo). O piano de Alexandre Vianna acompanha a cantora.

7) Refém (Carlinhos Vergueiro/Cacaso) – Carlinhos Vergueiro
Esta é a única parceria de Carlinhos Vergueiro e Cacaso, lançada pelo cantor e compositor pela primeira vez no álbum Passagem (1981). Os fortes versos já existiam antes de Vergueiro fazer a melodia. Nesta releitura, ele toca violão de 6 cordas e o músico Luiz Maranhão, o violão de 7 cordas.

8) Alma (Eduardo Gudin/Cacaso) – Eduardo Gudin
No fim dos anos 1970, Eduardo Gudin – um dos principais compositores paulistanos da era dos festivais, conheceu Cacaso e juntos fizeram três músicas. Alma foi gravada pela primeira vez por Gudin no álbum Fogo Calmo das Velas (1981). Nesta gravação o próprio Eduardo Gudin é quem toca os violões.

9) As Coisas (Claudio Nucci/Cacaso) – Claudio Nucci
Ex-integrante do Boca Livre, Claudio Nucci estabeleceu uma parceria com Cacaso após entrar em carreira solo, especialmente no álbum Melhor de Três (1984). As Coisas foi lançada nesse disco e nesta regravação Cláudio toca os violões. A letra mostra como Cacaso gostava de brincar com aliterações e é um belo exemplo do bom-humor do poeta.

10) Triste Baía da Guanabara (Novelli/Cacaso) – Leila Pinheiro
Lançada por Djavan em 1980, Triste Baía da Guanabara é uma das canções mais conhecidas da parceria entre o músico Novelli e Cacaso. Uma grande intérprete como Leila Pinheiro dá a densidade exata à letra sofrida, acompanhada por seu próprio teclado.

11) O Dono do Lugar (Edu Lobo/Cacaso) – Edu Lobo e Luisa Lacerda
Edu Lobo
é um dos principais parceiros de Cacaso e, nesta faixa, se une a Luisa Lacerda, cantora da nova geração que ele admira e que interpreta O Dono do Lugar em shows. Gravada por Edu no disco Tempo Presente (1980), a canção ganha uma bela releitura com Cristóvão Bastos (piano, arranjo e direção musical), Jorge Helder (baixo acústico) e Carlos Malta (flauta).

12) Árvore Mágica (Rosa Emilia Dias/Cacaso) – Rosa Emilia Dias
Esta é a única música de Cacaso 80 Anos que não foi gravada para o projeto: faz parte do álbum Madrigal (2018), de Rosa Emilia Dias, cantora brasileira radicada na Itália que foi parceira de vida e de música de Cacaso. Giovanni Buoro (violão e vocal), Roberto Rossi (percussão) e Paula Dias de Brito (vocal), filha de Cacaso e Rosa, participam da faixa.

13) Gente Séria (Joyce Moreno/Cacaso) – Joyce Moreno
Joyce Moreno
também canta Gente Séria com a letra que ficou conhecida na voz de Emilio Santiago, acompanhada por seu violão e pelo tamborim e caxixi de Tutty Moreno.

O álbum Cacaso 80 Anos é dedicado a Sueli Costa e João Donato, que participariam do projeto.


Ficha técnica
Cacaso 80 Anos
Idealizado e produzido por Renato Vieira
Gravado entre abril e dezembro de 2023 nos estúdios 185 Apodi (SP) por Beto Mendonça e Gustavo do Vale, Aga Studio (SP) por Alexandre Vianna, Biscoito Fino (RJ) por Lucas Ariel (assistente: Wallace Ferreira), Doispor2 (SP) por Claudio Nucci, Parede e Meia (SP) por Bianca Godoi e Rovilson Pascoal e Tacacá (RJ) por Leila Pinheiro
Masterizado por Ricardo Carvalheira.
Foto de capa: acervo pessoal Rosa Emilia Dias
Capa: Leandro Arraes

Sobre a Kuarup
Especializada em música brasileira de alta qualidade, o seu acervo concentra a maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, além dos principais e mais importantes trabalhos de choro, música nordestina, caipira e sertaneja, MPB, samba e música instrumental em geral, com artistas como Baden Powell, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Wagner Tiso, Rolando Boldrin, Paulo Moura, Raphael Rabello, Geraldo Azevedo, Vital Farias, Elomar, Pena Branca & Xavantinho e Arthur Moreira Lima, entre outros.


 

Comentários

Divulgue seu lançamento