Guilherme Lamas apresenta o Show 7 de Aço Solo

quarta, 19 de abril de 2023

Compartilhar:

Guilherme Lamas apresenta o Show 7 de Aço Solo com obras idiomáticas para o Violão de 7 Cordas de Aço na formação solo. No show, Guilherme interpreta composições autorais do seu álbum recém lançado Bem acompanhado, além de arranjos inéditos que exploram a técnica contrapontística da linguagem do Choro e Samba com temas consagradas da música popular brasileira como "Sim", "Na baixa do sapateiro", "Folhas Secas", "Aqui", "oh", entre outros!

Trata-se de um trabalho de composições de Guilherme Lamas, assim como releituras com arranjos inéditos que propõe a técnica aplicada ao instrumento, na versão Solo. Ou seja, o instrumento tradicionalmente utilizado para exercer a função de acompanhamento – na linguagem Choro e Samba –, agora na versão solista.

Os assuntos sobre os idiomatismos e técnica do instrumento são recorrentes na carreira artística e acadêmica do proponente, que teve início desde sua formação em Tatuí (2008), depois no Mestrado (2018) e atualmente no Doutorado; ambos na Unicamp.

Das inúmeras questões relacionadas às músicas compostas e arranjadas, destacam-se a utilização do uso dos contrapontos como um desdobramento na construção da primeira voz (melodia). Com isso os arranjos circulam entre o ideário da música popular e erudita, pois trata-se de um repertório tipicamente popular, porém com uma roupagem erudita. Peculiaridades de reforçam a importância do Violão 7 Cordas de Aço nas funções de solista e acompanhador.

26/04, 19h: Casa do Choro (RJ), com participação especial do Carlos Chaves (ingresso aqui)    
30/04, 11h: Centro Cultural Carioca Artur da Távola (RJ)
Os ingressos são vendidos apenas presencial e em dinheiro ou PIX informado também pela produção ou artista responsável pelo show/concerto. As vendas são realizadas a partir de 15 dias antes do show de quinta a domingo das 14h às 17h.


Segue abaixo um trecho do texto de apresentação do CD feito pelo músico e pesquisador Luis Filipe de Lima:

“...Como é de praxe em nossa música popular, todos os instrumentistas de destaque têm assinatura própria – isto é, sua sonoridade e fraseado são facilmente identificáveis pelos ouvintes mais atentos. Assim, o bandolim de Jacob é inconfundível, tal como o cavaquinho de Waldir, a flauta de Altamiro, a sanfona de Dominguinhos, o clarinete de Abel Ferreira e o pandeiro de Jorginho. Com o sete-cordas, não será diferente. O estilo e a pegada eloquentes de Dino tornaram-se um modelo incontornável para seus contemporâneos e sucessores, mas muitos e muitos violonistas souberam encontrar e afirmar sua identidade individual.

Guilherme Lamas, membro ilustre da família sete-cordas, sabe bem disso. E, numa iniciativa original, celebra neste “Bem acompanhado” doze figuras igualmente importantes, a começar por Dino, mais os mestres Alessandro Penezzi, Alexandre Bauab Jr., Bozó 7 Cordas, César Faria (este, um notabilíssimo seis-cordas), Cidinho 7 Cordas, Edmilson Capelupi, Luizinho 7 Cordas, Raphael Rabello, Valdir Silva, Valter Silva e Zé Barbeiro. E ainda há espaço para dedicar um choro a Paulinho da Viola, outro instrumentista de nobre estirpe. Num trabalho sensível e muito bem elaborado, Guilherme cria composições a partir da assinatura de cada homenageado, sem deixar de contribuir com sua vigorosa personalidade de intérprete e sua verve inspirada de compositor. O resultado é um ambiente musical que equilibra perfeitamente tradição e contemporaneidade, e que reflete a paixão do autor pelos instrumentistas que lhe serviram de referência e o guiaram à maturidade musical.

A família, orgulhosa, agradece!"

Luís Filipe de Lima
músico e pesquisador | 01, junho, 2022.



Foto de ERIKA MAYUMI 

Comentários

Divulgue seu lançamento