Música

Guilherme Pimenta lança "Só" com releituras de clássicos da MPB para violino solo

terça, 12 de setembro de 2023

Compartilhar:

O violinista e compositor Guilherme Pimenta lançou em todas as plataformas digitais, no dia 08 de Setembro, o álbum "". O trabalho se trata de 9 arranjos com releituras de grandes sucessos da música popular brasileira para violino solo. Esse é o seu terceiro disco em 2023 pelo selo Kuarup. 

O repertório para instrumento solo costuma ser um desafio na medida em que o instrumentista se propõe a demonstrar melodia, harmonia e ritmo ao mesmo tempo. Em seu novo álbum, Guilherme Pimenta enfrenta esse desafio com criatividade e virtuosismo ao interpretar músicas conhecidas de nomes como Pixinguinha, Tom Jobim e Djavan. Usando desde as técnicas mais tradicionais até recursos mais incomuns no violino, Guilherme traz um trabalho que se destaca pelo ineditismo e pela liberdade. O disco "SÓ" coloca o violino em um limiar entre a música erudita e a música popular.

Violinista lança álbum “tamojunto”, em resposta ao isolamento imposto pela  pandemia

Guilherme Pimenta é violinista e compositor natural de Minas Gerais e radicado no Rio de Janeiro desde 2014. Guilherme vem se destacando na cena instrumental por trazer seu instrumento para o contexto da improvisação e da música popular. Ele já se apresentou como solista convidado por grupos como Conjunto Época de Ouro, Geraes Big Band e Orquestra de Sopros da ProArte e participou de diferentes projetos em países como Estados Unidos, Bélgica, França e Suíça. Guilherme foi aprovado em concursos como Jovem Músico BDMG e gravou e dividiu palco com grandes nomes da música brasileira. Tendo lançado dois discos como violinista e compositor com o grupo de MPB Papagaio Sabido, Guilherme se dedica atualmente ao seu trabalho solo em formato de trio e quarteto.

Em 2018, o músico lançou o EP "Violino na roda" e produziu a websérie "Levando Som". Como professor, Guilherme tem ministrado seu workshop de "Música Popular e Improvisação para cordas friccionadas" em escolas de música no Brasil e no exterior. Em 2019, ele lançou o disco "Catopê" e realizou uma turnê na Europa com o Pimenta Jazz Trio. Ainda este ano, recebeu o prêmio de melhor intérprete de música instrumental pelo Festival de Música da Rádio MEC. Em 2021, o violinista realizou o projeto "Uma por semana" onde compôs e gravou 52 músicas explorando diferentes gêneros e criou seu curso online "Violino Popular do Zero". Em 2022, lançou seu segundo disco “TAMOJUNTO” pelo selo de jazz Freshsound Records e foi semifinalista do SEIFERT COMPETITION na Polônia. Em 2023, Guilherme irá lançar um disco de violino solo pela KUARUP. O violinista segue desenvolvendo sua pesquisa de doutorado em música pela UNIRIO além de lecionar como professor substituto de violino na UFRJ.


Comentários

Divulgue seu lançamento