Cobertura IMMuB

João Cavalcanti mobiliando a arte do Samba

quarta, 09 de outubro de 2019

Compartilhar:

Um sobrado intimista com cara de sala de casa, localizado na Gávea, foi a escolha certa para inaugurar o projeto Lapa-Gávea, grata ideia de Pedro Miranda para ocupar um espaço onde os artistas advindos da Lapa pudessem expressar toda sua liberdade artística e sua ousadia. E essa ocupação acontecerá durante o mês de outubro, no Dumont Arte Bar, reunindo artistas de peso da boa música brasileira: Nilze Carvalho (10), Grupo Semente (17), Ana Costa (24) e Moyseis Marques (31). Fiquem atentos à programação!

Coração transbordando de felicidade e lá estava eu para acompanhar essa estréia! Com seu novo projeto em mãos, João Cavalcanti foi o primeiro convidado e trouxe seu mais recente trabalho, o EP "Samba Mobiliado", lançado em 30 de agosto desse ano.

Abriu a noite com "Queira ou Não Queira", relembrou "Certidão" (já no gogó da galera) e seguiu com "Ponto de Vista". João aproveitou aquele intervalinho obrigatório para afinação dos instrumentos e fez seus agradecimentos: "Samba Mobiliado, que é um EP que a gente gravou recentemente com esse mesmo time, timaço com a direção da incrível, expugnável e irremediável Maria de Médicis, uma equipe maravilhosa e eu aproveito para agradecer o Marcinho, da Som Livre, que implantou junto com a gente esse projeto, nosso parceiraço também, agradecer João Mário da MPB, pela parceria e por apostar nesse Samba Mobiliado nosso".

Após o discurso, de pés descalços, já super à vontade e quase esquecendo de pegar seu tamborim, trouxe "Moleque", segunda música inédita do EP, e a já conhecida "Quando você deixar".

Rendendo uma homenagem à África, cantou "Chicala", que traz a levada do semba de Angola – lançada no disco “Partir” (2015) de Fabiana Cozza e "7" (2017) do Casuarina – composta por João que encerrou a música falando sobre o Brasil ser um país negro: "O Brasil, senhoras e senhores, é um país negro, um país africano e um país negro fora da África, e foi lá que eu tive a epifania de escrever essa canção".