Tema do Mês

Joyce - A Morena da Bossa

por Caio Andrade

quinta, 05 de janeiro de 2023

Compartilhar:

O ano de 2023 começa no IMMuB com a celebração dos 75 anos de Joyce Moreno, notável violonista e compositora brasileira. Com uma carreira que ultrapassou meio século, Joyce esteve identificada com os artistas da bossa nova dos anos 1960 e soube transmitir o contemporâneo ao seu tempo sem nunca ter perdido em originalidade. Suas obras são reconhecidas no Brasil e em diversos outros países pelo mundo. Por isso, meu amor, meu ice-cream, abrace Joyce Moreno por mim.

Foto de Myriam Villas Boas/Arquivo pessoal de Joyce Moreno

Iniciada ainda cedo e de forma praticamente autodidata no violão, conviveu com toda uma geração de músicos que surgiram com a bossa nova, como Eumir Deodato, Roberto Menescal, Leny Andrade e muitos outros. Em seu primeiro álbum,Joyce(1968), lançado pela Philips, contou com o texto da contracapa assinado por ninguém menos que Vinicius de Moraes, que à época não cansava de elogiar a jovem artista. Era o início de uma sólida carreira!

A década seguinte também reservaria ótimos momentos: fez parte de um conjunto chamado “A Tribo”, ao lado de Toninho Horta, Nelson Angelo, Naná Vasconcelos e Novelli, no início dos anos 1970; lançou um excelente álbum na Itália, o “Passarinho Urbano”; conheceu um de seus maiores sucessos com o álbum homônimo intitulado “Feminina”. Começava, a partir desse álbum, uma série de lançamentos que duram até os dias atuais.

Apesar de uma obra com forte caráter autoral, Joyce também nunca deixou de reverenciar os mestres do passado, com álbuns dedicados a Vinicius de Moraes, Wilson Batista, Tom Jobim e Dorival Caymmi. O reconhecimento viria em prêmios e discos lançados por todo o mundo, sobretudo na Inglaterra com o selo Far Out Recordings e no Japão com Omagatoki.

Em 2001, mudou seu nome para Joyce Silveira Moreno, alterando o nome artístico para Joyce Moreno em função do casamento com o baterista Tutty Moreno. Lançaram, pouco tempo depois, um álbum juntos: “Samba Jazz & Outras Bossas” (2007).

Por essas e outras razões que Joyce Moreno é uma das grandes cantoras e compositoras brasileiras. Ainda não está convencido? Continue acompanhando nossas redes sociais e explore toda a obra de Joyce em nosso site! Viva Joyce!



Caio Andrade é graduando de História da Arte na Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) e Assistente de Pesquisa e Comunicação no Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB) desde 2020. Grande apaixonado por samba, pesquisa sobre o gênero há mais de uma década, além de tocar em rodas e serestas no Rio de Janeiro.

Comentários

Divulgue seu lançamento