Cultura

KickOff Music, a primeira plataforma 100% brasileira, focada em NFTs Musicais e Fan Tokens

segunda, 07 de março de 2022

Compartilhar:

Você é artista produtor do setor musical e quer criar NFTs mas não sabe por onde começar? Quer saber mais sobre como monetizar no mercado da musica digital com NFTs e tecnologia blockchain? Os NFTS são produtos raros, exclusivos e colecionáveis? Como isso se configura no mercado da música?

A KickOff Music te explica!


Em 2020, os NFTs surgiram como um furacão. Essa novidade, ancorada na tecnologia blockchain, que já é um negócio de bilhões de dólares, atraiu a atenção da indústria criativa.

Na cultura atual, entretanto, o NFT é algo que ainda não ‘conversa’ com o consumidor médio, ou com o artista. Hoje, o senso comum estabelece que NFT é algo caro, complexo e, talvez como consequência de seu tratamento pela mídia, aparentemente inalcançável.

A KickOff Music, empresa fundada pelos criadores da bem conhecida Trends Brasil Conference, surge com a promessa de retirar o véu de dificuldade da comercialização e posse de NFTs.

“Do ponto de vista privilegiado que temos a partir da conferência, percebemos que havia um potencial enorme para o mercado musical na tecnologia blockchain, particularmente através de NFTs. Tínhamos uma visão muito clara do que poderia ser esse negócio para os criadores musicais, então decidimos encarar o desafio desse empreendimento”, conta Luciana Pegorer, co-fundadora da KickOff Music. 

Para cumprir sua visão, a empresa adotou a tecnologia blockchain da Hathor Network. Desenvolvida por engenheiros brasileiros, a Hathor resolve os três maiores dilemas enfrentados pelas tecnologias de gerações anteriores: baixa capacidade de transações por segundo, altos custos operacionais, e complexidade na hora de desenvolver projetos reais em cima delas.

Na prática, isso significa que o consumidor ou o criador não precisam conhecer sobre criptomoedas ou blockchain para negociar esse novo produto musical. A famosa taxa de gás, que encarece e, muitas vezes, impede a previsibilidade de preços, também inexiste na KickOff. Além disso, a plataforma opera com todos os meios de pagamento convencionais além das cryptomoedas. E sua rede tem emissão de carbono próxima de zero.

O novo formato proposto pela KickOff é de fato pioneiro para a música. Não apenas cria novos tipos de fãs e experiências, como também permite que os criadores tenham controle sobre os preços do seu próprio conteúdo e gerem margens muito maiores, ao invés de se assumirem como coadjuvantes na oferta da música como acontece no modelo de streaming”, explica Marcelo Pera, co-fundador da KickOff Music.

A KickOff Music aposta nos NFTs e nos chamados Fan Tokens para trazerem de volta a ideia de valor para a música no seu sentido mais clássico, através dos conceitos milenares de escassez, exclusividade e diferenciação.

“Queremos devolver aos criadores o protagonismo no controle e definição do valor de sua obra”, complementa Luciana Pegorer.

"As novas tecnologias vem revolucionando a indústria e modificando a forma como a música é consumida pela população. Os NFTs abrem um mar de oportunidades para todos os agentes e a KickOff está sendo pioneira em mostrar o quão viável é essa tecnologia. Temos muito orgulho de acelerar esse projeto." Afirma Gabriel Aleixo, desenvolvedor de Novos Negócios da Hathor Labs.

As barreiras de entrada eliminadas pela KickOff:

Tecnologia: a adoção da Rede Hathor na Blockchain permite que as operações com NFTs e Tokens ocorram de forma simples, rápida, segura e usual.

Carteira Cripto: desnecessária na KickOff para criadores e compradores.

Meio de pagamento: todos os tradicionais, como os cartões de crédito.

Taxa de Gás: um problema em outras redes blockchain que inexiste na rede Hathor.

Emissões de carbono: A Hathor tem uma pegada de carbono próxima de zero, já que 99% do poder de processamento que assegura o funcionamento da tecnologia provém de outras redes, num mecanismo conhecido como mineração compartilhada (merged-mining). Em sentido prático, é como dizer que ninguém está ligando novas máquinas para que a Hathor possa funcionar, mas apenas compartilhando recursos pré-existentes, a fim de torná-los mais eficientes. Adicionalmente, a Hathor Labs tem um programa de incentivos ao uso de matrizes renováveis, cujos detalhes estão em https://green.hathor.network/pt/

SOBRE A HATHOR LABS 

Empresa criada pelos fundadores da Hathor Network, em 2018, com a missão de desenvolver e avançar o protocolo e fomentar casos de uso e soluções na rede. A Hathor Labs auxilia empresas de pequeno, médio e grande porte a utilizar a Hathor Network, uma blockchain que torna a adoção da tecnologia mais simples e sem barreiras. Entre outros diferenciais, destacam-se ainda: transações sem taxa, rápido processamento, permitindo a criação de novos tokens de maneira rápida e simplificada. 

Acesse o Market Store: https://kickoff.market/
Para mais informações: https://kickoffmusic.com.br/



Primeiro Leilão da KickOff vai ao ar no dia 9 de março

Jaime Alem, mais conhecido por seus 28 anos à frente da banda de Maria Bethânia, foi dos primeiros artistas, logo após Antônio Adolfo, a lançar um álbum independente. Coisa ousada naquela época. Agora é um dos primeiros artistas brasileiros a lançar um NFT. Será um leilão onde os 10 maiores lances serão contemplados com 1 NFT contendo uma colagem de fotos e reportagens de época + a premier das 3 músicas que ficaram de fora do LP "Amanheceremos" de 1979, e por isso, inéditas até hoje. Ganham também o LP original autografado e participam de uma live com os artistas tocando e contando histórias. 

Contexto histórico:
Na década de 70, artistas, músicos e compositores, acompanhando uma tendência mundial, decidiram-se pela Produção Independente. O pianista Antonio Adolfo foi pioneiro com seu LP “Feito em Casa”, de 1977. Em 1979, o grupo vocal Boca Livre lançou o seu primeiro Álbum. Em setembro de 1979 é lançado Amanheceremos, com a participação de Gonzaguinha. Com distribuição do selo Eldorado, o LP atingiu uma vendagem expressiva. O disco apresenta um diferencial. Em função da limitação do número de faixas que podia conter um LP sem perder a qualidade, duas faixas vinham separadamente em um compacto simples, inserido dentro da capa do disco. O LP Amanheceremos entrou para a categoria de raridade, comprado a peso de ouro. É cultuado nas redes sociais, com muitas publicações não autorizadas em canais do Youtube.

No ano de 2020, com a pandemia e disponibilidade de tempo, Jaime resolveu pesquisar o seu acervo e encontrou um material sem identificação, que continha cópias das gravações originais de “Coração Vazio” e “Misturei Mandei” em fita de 1/4 (de rolo), em estado crítico. Junto com elas uma versão voz e violão de “Cinzel de Ouro”, ao vivo em Juiz de Fora, um ano antes do lançamento do LP. Devidamente recuperadas e remasterizadas, as três músicas serão disponibilizadas nas plataformas digitais no segundo semestre de 2022. Curiosamente, há alguns anos atrás Jaime e Nair foram informados da existência de um depósito onde estariam armazenadas sobras de indústria de prensagem, algumas caixas do LP Amanheceremos foram resgatadas e guardadas em segurança. Este número limitado de unidades será disponibilizado para os aficionados e colecionadores, devidamente autografadas pelos artistas.

SERVIÇO
Data: 09 de março
Horário: 20h
Benefícios: os vencedores do leilão ganham 1 NFT contendo uma colagem de fotos e reportagens de época + a premier das 3 músicas que ficaram de fora do LP "Amanheceremos" de 1979, 1 LP “Amanheceremos” original autografado e participam de uma live com os artistas.
Como participar: entre no link, cadastre-se na plataforma e participe do leilão na data e hora marcados.

 

Comentários

Divulgue seu lançamento