Cultura

Livro de partituras 'Filó Machado 60/70 Songbook' tem lançamento grátis nas plataformas digitais

quinta, 06 de maio de 2021

Compartilhar:

Como parte do projeto do Festival SP Choro in Jazz, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de abril de 2021, reunindo 22 instrumentistas de destaque na cena paulista, a Belic Arte.Cultura lança o "Filó Machado 60/70 Songbook" nas plataformas digitais, integrando ainda as comemorações dos 60 anos de carreira e 70 de vida do compositor.

"Filó Machado 60/70 SONGBOOK" é formado por 15 composições selecionadas pelo próprio compositor, entre sua extensa obra musical jazzística. Distribuído gratuitamente, o livro de partituras tem Filó Machado também na idealização e revisão das partituras, além de Ivan Melillo na digitalização das partituras escritas por Debora Gurgel.

Foto: Marco Aurélio Olímpio

Todas as músicas possuem cifras para Concert, Si Bemol (Bb) e Mi Bemol (Eb). São elas: Baião do Porão; Jogral; Iara Iuri; Campagne de Dede; L’Habitant du Ciel; Marco Zero; Pam Pam; La Cave de Jafet; Quatro Espíritos; To My Friend Legrand; Forró na Vovó; Choro du Père; Tema pro Macumbinha; Pro Felipe; Plano de Voo. 

A distribuição do "Filó Machado 60,70 Songbook" fica disponível gratuitamente pelo período de seis meses. Sem nenhum fim lucrativo pelo projeto Festival SP Choro in Jazz, os direitos autorais são exclusivos e reservados ao compositor.

A data escolhida para o lançamento está em consonância com o Dia Interacional do Jazz, ritmo que surgiu entre 1890 e 1910, em New Orleans, EUA. Foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade, Herbie Hancock, em 2012, com o objetivo de frisar a importância do gênero que tanto contribuiu, e contribui, para reverenciar diferentes culturas e povos. O jazz é um estilo musical que explora a criatividade e improvisação, culturalmente associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

O projeto Festival SP Choro in Jazz foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio do Edital ProAC Expresso LAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Comentários

Divulgue seu lançamento