Cultura

MILTONS - A vida e a obra de Milton Nascimento

quinta, 08 de setembro de 2022

Compartilhar:

Milton Nascimento é um enigma que talvez não tenha sido totalmente desvendado, nem pelo Brasil nem pelo resto do mundo.

Ele apareceu para o grande público em um festival de TV no fim dos anos 60 e o que o Brasil conheceu já era um artista pronto, com uma voz divina e uma música ao mesmo tempo muito sofisticada mas mantinha algum sotaque regional.

Tinha elementos da bossa nova e do jazz, mas com impulsos rítmicos muito diferentes, e o simples surgimento do Milton na cena musical brasileira já foi suficiente pra iniciar um movimento, a chamada "Música Mineira", que não existia antes dele.

Mas quais caminhos Milton Nascimento percorreu pra chegar nessa síntese que tanto influenciou a música brasileira e que foi tão bem recebida no exterior? E quais novas trilhas foram abertas durante toda a carreira dele? O Clube da Esquina, a aproximação com a música latina, com o jazz mais moderno, a ligação com povos originários, tudo isso está presente na carreira dele.

O curso está estruturado em 3 módulos: no primeiro está a pré-história musical do Milton, a carreira dele no bailes da vida, o contato com o jazz em Belo Horizonte, a temporada difícil em São Paulo antes do estouro nacional com Travessia. Logo depois ele já grava nos EUA com grandes nomes do jazz, e lança o disco Clube da Esquina que o aproxima do público jovem. O módulo termina com os LP's Minas e Geraes, tão diferentes entre si, mas que colocam o Milton no patamar mais alto na música brasileira.

O segundo módulo fala desse auge popular dele, que passa a se apresentar para multidões em estádios e ginásios, é a época de grandes sucessos como Caçador de Mim, Maria Maria, Encontros e Despedidas, Bailes da Vida e Coração de Estudante. Faz um musical Missa dos Quilombos, de forte apelo social e balés com o grupo Corpo, de Minas Gerais.

Já o terceiro módulo começa na fase em que o Milton se aproxima dos povos originários, é a época de Yauretê e Txai. E tem o disco Angelus, considerado por ele mesmo como o Clube da Esquina 3, um disco com participações de artistas internacionais como Peter Gabriel, Jon Anderson e James Taylor. O Milton apresenta também os tambores de Minas, a negritude mineira, relembra os seus tempos de Crooner, faz um disco com Gilberto Gil e lança Maria Rita, filha da sua amiga Elis regina no excelente álbum Pietá.

O curso será ao vivo em 3 módulos, às terças feiras a partir de 20 de setembro, mas as aulas podem ser acessadas a qualquer momento, através de links exclusivos no YouTube.

Curso on-line Miltons - A vida e a obra de Milton Nascimento.
Ao vivo pelo Zoom nas terças-feiras 20 e 27 de setembro e 4 de outubro, sempre às 19 horas.
Os módulos ficarão disponíveis no YouTube em links exclusivos para os inscritos no curso.
Valor: R$ 135. Com o cupom IMMUB15 o curso sai por R$ 120 

Garanta sua vaga!


Flávio Mendes, músico e arranjador, é o criador do programa O Arranjo, em que ele analisa arranjos importantes da música brasileira com contextualização histórica. Já escreveu arranjos para Danilo Caymmi, Carlos Lyra, Joyce Moreno, Leny Andrade, Bibi Ferreira, Alice Caymmi, entre outros



Comentários

Divulgue seu lançamento