MPB – Era dos Festivais

sábado, 19 de janeiro de 2019

Compartilhar:

Sucesso absoluto junto ao público do Rio de Janeiro, tendo realizado mais de 30 apresentações desde a sua estreia, em 2016, atraindo milhares de pessoas nos mais importantes teatros da cidade, o espetáculo “MPB – a Era dos Festivais” celebra o repertório de ouro da Era dos Festivais, que marcou a geração dos anos 1960. Foi quando o país revelou talentos como Elis Regina, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Tom Zé e vários outros.

Com direção musical do compositor carioca Edu Krieger, a mostra leva ao palco Nina Wirtti, considerada uma “revelação fulgurante” e um dos maiores destaques da nova geração da MPB, em músicas que mantêm sua força no imaginário brasileiro, e oferecem uma resposta de paz e diálogo aos tempos atuais.

A apresentação revela a atualidade das canções nascidas há cinco décadas e a importância da preservação desse legado, que se tornou referência matriz para toda a produção da MPB desde então. No roteiro, destacam-se sucessos como “Arrastão” (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), “A banda” (Chico Buarque), “Disparada” (Geraldo Vandré e Theo de Barros), “Ponteio” (Edu Lobo e Capinam), “Alegria, alegria” (Caetano Veloso), “Pra não dizer que não falei de flores” (Geraldo Vandré) e “Fio maravilha” (Jorge Ben Jor), entre vários outros. A pesquisa de repertório levou em conta os principais festivais de música realizados nos anos 1960, exibidos pelas TVs Excelsior, Record, Rio e Globo. Destaque para o Festival da Música Popular Brasileira e Festival Internacional da Canção.

Os arranjos são assinados por Marcelo Caldi, um dos mais reconhecidos da nova geração brasileira. O show “MPB – a Era dos Festivais” revela como as letras e melodias desse repertório calam fundo na alma das pessoas, pois são constituintes de nossa identidade cultural. Ao provocar emoção, também evocam diálogo – um diálogo de gerações, pois os artistas presentes no palco são filhos diretos da geração dos anos 1960.

Apesar da diversidade temática das canções, é possível notar um traço comum entre os versos, os quais alude a uma espécie de devir-Brasil, um sentimento tácito de otimismo e luta por um país e uma sociedade mais democrática e igualitária. Em seu nascedouro, a MPB embalou um sonho modernista, de unir o Brasil através de sua cultura, num franco diálogo antropofágico. O caráter político, de protesto e conscientização, também é marca do cancioneiro. Destaca-se ainda a excelência musical dos artistas do espetáculo e o envolvimento afetivo com o universo temático, além das intervenções teatrais, buscando aproximar os vários campos da arte.

NINA WIRTTI

Nina Wirtti foi a única representante do Brasil no MicSurMercado de Indústrias Culturais da América do Sul, realizado em Bogotá, em 2016, reunindo os principais artistas e produtores do nosso continente. Apresentou-se ao lado dos maiores instrumentistas do Brasil, como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Marcelo Caldi, e foi destaque em diversos Projetos como “Sarau para Lupicínio”, em homenagem aos 100 anos de Lupicínio Rodrigues, com participação de Elza Soares, no circuito Caixa Cultural, e “Rosa de Ouro”, em que interpretou Clementina de Jesus, ao lado de Hermínio Bello de Carvalho. Apresentou-se com o grupo LiberTango como participação especial no Espaço Cultural Furnas em 2015. É cantora da Gafieira do Bebê, comandada pelo acordeonista Bebê Kramer, e lançou recentemente o álbum “Chão de caminho”, em duo com o bandolinista Luis Barcelos. Estreou no teatro musical em 2016, no elogiado “A cuíca do Laurindo”, de Rodrigo Alzuguir, ao lado de Marcos Sacramento e grande elenco.

EDU KRIEGER

Compositor, instrumentista e cantor, Edu Krieger é reconhecido como um dos mais talentosos da atual geração da música popular brasileira. Possui canções gravadas por cantoras como Maria Rita, Ana Carolina, Maria Gadú, Roberta Sá, Teresa Cristina, Aline Calixto, entre várias outras. Seu primeiro disco, de 2006, foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte na categoria revelação da MPB, e listado entre os dez melhores álbuns do ano pelo jornal O Globo. Já o segundo CD, intitulado “Correnteza”, de 2009, contou com participações especiais de João Donato e Rildo Hora.

MARCELO CALDI

Alcançou projeção nacional em 2012, a partir das homenagens ao centenário de Luiz Gonzaga, mostrando um lado orquestral e sinfônico do rei do baião, tendo vencido o Prêmio Funarte e lançado o livro e o disco “Tem sanfona no choro”, edição do Instituto Moreira Salles. Compôs arranjos sinfônicos sobre temas gonzagueanos, cantados por Elba Ramalho e executados pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Recife. Apresentou-se ao lado de artistas como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Chico César, Zé Calixto, Geraldo Azevedo e Fabiana Cozza, além de atuar como solista de acordeom em concertos com as orquestras Petrobras e Sinfônica do Recife.

REPERTÓRIO
1. DISPARADA (Geraldo Vandré e Theo de Barros) / DOMINGO NO
PARQUE (Gilberto Gil) / ARRASTÃO (Edu Lobo e Vinícius de Moraes)
2. SABIÁ (Tom Jobim e Chico Buarque)
3. PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES (Geraldo Vandré) / BR-3
(Antonio Adolfo e Tiberio Gaspar) / SINAL FECHADO (Paulinho da Viola)
4. MARIA, CARNAVAL E CINZAS (Luiz Carlos Paraná) / ANDANÇA
(Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós)
5. CAROLINA (Chico Buarque)
6. TRAVESSIA (Milton Nascimento e Fernando Brant)
7. LAMA SEM ALMA (Edu Krieger)
8. BETO BOM DE BOLA (Sérgio Ricardo)
9. PONTEIO (Edu Lobo e Capinam)
10. RODA VIVA (Chico Buarque)
11. SAVEIROS (Dori Caymmi e Nelson Motta) / FUGA E ANTIFUGA (Edino Krieger e Vinícius de Moraes) / CANTIGA POR LUCIANA (Paulinho Tapajós e Edmundo Souto)
12. ALEGRIA, ALEGRIA (Caetano Veloso) / PROIBIDO PROIBIR (Caetano
Veloso)
13. DOIS MIL E UM (Tom Zé e Rita Lee) / SÃO, SÃO PAULO (Tom Zé)
14. DIVINO MARAVILHOSO (Caetano Veloso e Gilberto Gil) / FIO
MARAVILHA (Jorge Ben)

FICHA TÉCNICA
Edu Krieger – idealização, direção musical, pesquisa, violão e voz
Nina Wirtti – voz
Marcelo Caldi – teclados, acordeom e voz
Percussão – Fabiano Salek
Sopros – PC Castilho
Sonorização – Fernando Capão
Iluminação – Kátia Barreto
Produção – Fernando Gasparini
Conheça: www.facebook.com/mpberadosfestivais
Teaser: https://tinyurl.com/y7gfqccj
Músicas: https://youtu.be/zy7bLqA1gH0
https://youtu.be/6b9AhEXY3jk
https://youtu.be/kPzLi_6SXGU



SERVIÇO:
Evento: MPB – A ERA DOS FESTIVAIS
Linguagem: Música
Data: 26 de janeiro, Sábado
Horário: 21h
Local: Sala Municipal Baden Powell
Endereço: Avenida N. Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana – RJ
Telefones: (21) 2547-9147 / (21) 98675-4222
Valor do Ingresso: R$ 60,00 (inteira) – R$ 30,00 (meia)
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14h30 às 21h ou pela internet no site
https://riocultura.superingresso.com.br
Classificação: 10 anos
Duração: 70min
Cartões de Débito: Não
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Não
Lotação: 469 lugares


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte das imagens: Divulgação



Comentários

Divulgue seu lançamento