Música

MPB4 – 60 anos de MPB

segunda, 08 de julho de 2024

Compartilhar:

Grupo comemora seis décadas com novo álbum e participação de muitos amigos e parceiros

Ouça aqui

O MPB4 lança, no dia 5 de julho, o álbum “60 anos de MPB”, em que comemora seis décadas de carreira e sucessos de público e crítica. Gravado quase todo entre 15 de janeiro e 9 de fevereiro de 2024 no estúdio da Biscoito Fino no Rio de Janeiro, o álbum contou com as participações luxuosas de Alceu Valença, Chico Buarque, Dori Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime, Guinga, Ivan Lins, João Bosco, Kleiton & Kledir, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Toquinho. Somente as vozes de Alceu Valença, Milton Nascimento e Toquinho foram gravadas em outros estúdios.

Este trabalho do MPB4 – que tenta resumir os 60 anos de serviços prestados à MPB, sigla que o próprio quarteto criou e que acabou ganhando vida própria – é dedicado às companheiras de palco e de vida do Quarteto em Cy, assim como também a Magro e Ruy, integrantes da primeira formação do MPB4 ao lado de Miltinho e Aquiles, que agora têm Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti Pauleira como parceiros.

“Me senti muito honrado com o convite para substituir Ruy Faria em 2004, quando ele optou por deixar o grupo. Integrar o MPB4, considerado o maior grupo vocal no Brasil e no exterior e de tanta importância na música popular brasileira, significa participar de uma história vitoriosa”, diz Dalmo Medeiros.

Já Paulo Malaguti Pauleira revela que se aproximou do MPB4 jogando “peladas” aos domingos e que, nos anos 1990, foi convocado para fazer um arranjo num disco que cantavam Djavan e Ivan Lins. “O convite para integrar o grupo foi muito emocionante por causa do falecimento do Magro, um arranjador genial e realmente o cara que inventou o som do grupo”, revela Pauleira que já tinha uma boa relação com o Miltinho como músico e boleiro. “Aos poucos, fui me dando conta do amor e da admiração que o povo brasileiro dedica ao MPB4. Fui absorvendo o formato vocal que eles inventaram e tornaram imensamente popular. Ainda me emociono, depois de 12 anos de convívio, com a reação do público aos seus grandes sucessos. Fazer parte do MPB4 é um grande presente que a vida me deu”, derrama-se Pauleira.

E como os fundadores do grupo Aquiles e Miltinho resumem a carreira do MPB4?

“Em 60 anos, o MPB4 construiu uma carreira totalmente comprometida com a música brasileira e sempre ao lado da liberdade e da democracia. São seis décadas com algumas perdas, mas muitas parcerias, conquistas e alegrias”, exalta Miltinho.

"Resumo esses 60 anos como a minha vida toda! Certeza do futuro conquistado a cada dia, a cada música cantada, a cada sorriso dado, a cada lágrima derramada", revela Aquiles.

Toda essa história, carregada de lutas e emoções, não vai parar nesses 60 anos, nem neste álbum. Segue logo no dia 10 de julho, quando o quarteto se apresenta no Teatro Riachuelo do Rio. Segue olhando para o futuro sem esquecer o passado e curtindo o presente.

O álbum “60 anos de MPB” faixa a faixa

1. Notícias do Brasil (Os pássaros trazem) (Milton Nascimento e Fernando Brant) - Participação especial de Milton Nascimento

2. O cantador (Dori Caymmi e Nelson Motta) - Participação especial de Dori Caymmi

3. Prêt-à-porter de tafetá (João Bosco e Aldir Blanc) - Participação especial de João Bosco

4. Caso encerrado (Toquinho e Paulinho da Viola) - Participação especial de Toquinho

5. Velas içadas (Ivan Lins e Vitor Martins) - Participação especial de Ivan Lins

6. Dança do corrupião (Edu Lobo e Paulo César Pinheiro) - Participação especial de Edu Lobo

7. Angélica (Miltinho e Chico Buarque) - Participação especial de Chico Buarque

8. Catavento e girassol (Guinga e Aldir Blanc) - Participação especial de Guinga

9. Coisas do mundo, minha nega (Paulinho da Viola) - Participação especial de Paulinho da Viola

10. Na primeira manhã (Alceu Valença) - Participação especial de Alceu Valença

11. Paz e amor (Kleiton Ramil e Kledir Ramil) - Participação especial de Kleiton & Kledir

12. Parceiros (Francis Hime e Milton Nascimento) - Participação especial de Francis Hime

Ficha técnica do álbum

O MPB4 é Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira

Seleção de repertório: MPB4
Produção Musical: Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira
Produção Executiva: Marcelo Cabanas
Assessoria de mídias digitais MPB4: Beto Feitosa
Assessoria de imprensa MPB4: Sheila Gomes
Capa: Gê Alves Pinto
Fotos de divulgação: Leo Aversa
Fotos dos bastidores da gravação do CD: Marcelo Cabanas


 

Comentários

Divulgue seu lançamento