Supersônicas

“Na estrada das areias de ouro” a mineira Titane desbrava o universo de Elomar

sexta, 20 de abril de 2018

Compartilhar:

Primeiro álbum dedicado à obra do armorial baiano de Vitória da Conquista por voz feminina, “Titane canta Elomar – Na estrada das areias de ouro” terá lançamento dia 27, nas plataformas digitais.

Com participações de Pereira da Viola, do acordeonista Toninho Ferragutti e direção musical de Kristoff Silva e Hudson Lacerda, a mineira da cidade de Oliveira, Titane, com sua voz de lâmina afiada, desbrava o sertão estético de Elomar, de inspiração poética medieval, na fronteira entre as músicas popular e erudita. Kristoff e Hudson transcreveram para as partituras o cancioneiro elomariano, partindo de seu violão original. Os timbres se alternam, do charango andino e violão (Hudson) ao acordeon (Ferragutti), bouzouki (André Siqueira), contrabaixo (Aloizio Horta) e a viola de Pereira.

Kristoff esboça o desenho sonoro do acompanhamento de Titane: “Pensei num metaviolão. Os graves da escala seriam feitos pelo contrabaixo e os agudos pelo charango. Para traduzir a peculiaridade dos ataques e rajadas presentes no violão elomariano era necessário pensar outra forma de explorar os instrumentos disponíveis. O baixo tocado em pizzicato e não com o arco, o charango de Hudson e a sonoridade de aço trazida pelo André. Todo esse martelar de cordas com notas que atacam, mas não se sustentam, em algum momento provoca o jorrar de algo contínuo, aí aparece o acordeon do Toninho”, hierarquiza ele.

No repertório, “Na quadrada das águas perdidas”, “Cantiga do estradar”, “Clariô”, “O violeiro”, “Acalanto”, “Chula no terreiro”, “Segundo pidido”, “Corban”, “Cavaleiro do São Joaquim”, “Na estrada das areias de ouro”.   


Fonte da imagem: Fundação Clóvis Salgado/MG  | Divulgação

Comentários

Divulgue seu lançamento