Música

Novo álbum de Luca Argel conta história do Brasil pela ótica do samba

sábado, 13 de março de 2021

Compartilhar:

Esqueça a linearidade de um álbum de MPB tradicional. O novo álbum do cantor e compositor carioca radicado em Portugal Luca Argel"Samba de Guerrilha" é um mosaico de poesia, narração, ilustrações e músicas, em que o samba conta partes da história escondida dos livros oficiais.

"Samba de Guerrilha" é uma aula moderna de história do Brasil. Os elementos utilizados por Luca Argel servem para complementar a narrativa, destacando o testemunho do samba. É das letras conhecidas pelos brasileiros - mas não tanto assim pelos portugueses - que sai a voz que conclama para o combate ao racismo, à escravidão, às desigualdades sociais e aos momentos de resistência política em geral.

“No Brasil, talvez as pessoas estejam mais familiarizadas com isso, mas aqui em Portugal, nem sempre. Então é interessante trazer não só o lado musical e o lado festivo, que as pessoas geralmente associam ao samba, mas também o lado de luta e de resistência que ele simboliza”, explica o carioca Luca, que há oito anos mora no Porto.

Foto: Christie Batziou

Este é o quarto álbum de Luca, que tem participação ativa no processo de apresentação de sambistas brasileiros, como Noel Rosa, a Portugal. Além do trabalho solo, ele participa de grupos como o Orquestra Bamba Social e o Samba Sem Fronteiras, campeões no quesito “reunião de multidões”, principalmente no Porto.

“Há muito tempo o samba deixou de ser apenas uma moda em Portugal. Hoje ele tem a preferência não só dos brasileiros que estão por aqui como também dos portugueses, que se encantam pela percussão, harmonias, melodias e pelas letras, cheias de sonoridade”, conta.

Samba de Guerrilha chega em formato de jornal

O trabalho é muito mais do que um disco: junta música, ilustração, narração, poesia. Será editado em forma de jornal ilustrado e em versão digital.

 “A ideia é contar uma história, que tem narração em uma linha do tempo. Daí a proposta de editar um jornal e não um álbum de CD, porque assim a gente dá mais visibilidade ao texto, à história e possibilita às pessoas acompanharem tudo com mais detalhes”, explica o cantautor.

O álbum conta com participações especiais da rapper portuguesa Telma Tvon, nas narrações, do ator e cantor Átila Bee na faixa "Almirante Negro (O Mestre Sala dos Mares)", os rappers Vinicius Terra em "Virada", e Frankão (a.k.a. O Gringo Sou Eu), no arranjo de "Vá Cuidar da Sua Vida". Carlos César está nas percussões do "Direito de Sambar", clássico de Batatinha, e a cantora Karla da Silva faz em "Uma História Diferente".

“Lançar um CD hoje em dia não está mais ligado a lançar um objeto físico. Eu continuo gostando do suporte físico, mas percebo e tento me reinventar, me aproveitar do fato de que não é mais necessário que a gente se edite em CD ou vinil. A gente tem muito mais liberdade, agora, para inventar formatos novos”.

Foto: Christie Batziou

Repertório passou por muitas “encarnações”

"Samba de Guerrilha" é uma compilação de sambas que marcam posição em situações difíceis enfrentadas pelos brasileiros. A gestação do álbum foi realizada por anos, em shows, seminários e apresentações em que Luca contava à plateia as histórias dos bastidores do samba.

'O Samba de Guerrilha' aparece depois de muitos anos trabalhando este repertório ao vivo em apresentações, em seminários. Esse é um projeto que teve muitas “encarnações”. A mais recente delas é esse álbum. São assuntos que dizem respeito à história do samba, à história do Brasil e da política, das quais o samba foi testemunha. E eu, desde quando comecei a trabalhar com samba sempre tive muito interesse em estudar o samba; e transmitir isso às pessoas”, explica.

Compre o álbum agora mesmo (clique aqui!) 

Encaminhado por: Simbiose Comunicação 

Comentários

Divulgue seu lançamento