Supersônicas

O CD/DVD “Violão, amigos e canções” consagra o compositor Zé Paulo Becker

quarta, 02 de maio de 2018

Compartilhar:

Violonista de formação erudita, Zé Paulo Becker cursou outra escola em sua depuração como artista popular: as rodas musicais, do choro ao samba, passando por gêneros diversos. Durante 19 anos, ele bateu ponto no lendário Bar Semente, na ressuscitada Lapa carioca, onde contracenou com medalhões nativos como Chico Buarque e astros internacionais do porte de Norah Jones, Sting, Kurt Masur e Dave Matthews.

“Muitas vezes acabava o show e a gente fazia uma roda informal nas mesas do bar. Isso é troca, é encontro, e por isso o Semente gerou tantos frutos”, exalta ele no texto de apresentação do autoral CD/DVD “Violão, amigos e canções” (MP,B/Som Livre).

Ele foi gravado em sua maior parte no Espaço Sérgio Porto, no Humaitá, no Rio, em 2015, com a banda que o acompanhava no Semente, formada por Caio Marcio (guitarra), Tiago Souza (bandolim), Carlos Cesar (bateria) e Guto Wirtti (baixo), e reforçada por participações de Silvério Pontes, no trompete (em surdina e solo) no jogo de capoeira “Camará”, Bernardo Aguiar no pandeiro, solo no batucado “Pé na África”, e Deco Fiori, vocalize em “Clara”. Ainda há outros convidados como o Trio Madeira Brasil, do qual Zé Paulo é um dos violonistas, ao lado de Marcello Gonçalves e Ronaldo do Bandolim, que recepcionam a cantora Roberta Sá na cerimonial “A visita oficial do samba”, letra de Paulo Cesar Pinheiro. Sai faísca do dueto acendrado com o violonista gaúcho Yamandu Costa em “Sob o Redentor”, e em “De Pernambuco a Nazareth”. ZPB cerze escalas com outro sete cordas virtuose, o goiano Rogério Caetano.

Com uma pegada meio flamenca, sublinhada pelo vigoroso violonista cearense Cainã Cavalcante - com quem o solista tem um duo - “Incinero”, parceria com Mauro Aguiar (“craque em fazer melodia picotada”) parece escrito sob medida para o convidado Ney Matogrosso. Também da parceria Becker-Aguiar é a nordestina “Sertão do Vale”, adornada pelo acordeon de Bebê Kramer e a voz doce de Beth Marques, mulher do solista.

O DVD tem ainda saborosas (e francas) rodas de conversa no Centro Cultural Carioca, idealizadas pelo diretor da filmagem, Daniel Lobo. Entre os participantes, estão incluídos os parceiros Moyséis Marques, que leva ao violão “Xodó de Lamparina”, da dupla, Edu Krieger (“Sobre as mãos”) e Marcos Sacramento, intérprete da sagaz “Dois lados”, letra de Paulo Cesar Pinheiro, cujo depoimento também está no alentado DVD.

“Tudo rolou muito naturalmente. Confesso que não esperava que ficaria tão bom, porque é difícil criar uma situação descontraída – ela acontece ou não. A costura do diretor e do editor funcionou muito bem. Acho que vou ter que fazer o volume 2”, promete.


Fonte da imagem: Coringa Comunicação | Divulgação

Comentários

Divulgue seu lançamento