Música

O compositor Sílvio da Silva Júnior celebra 10 anos do projeto ‘Amigo e Outras Coisas’

sábado, 05 de junho de 2021

Compartilhar:

O nome do compositor Sílvio da Silva Júnior começou a aparecer com destaque na história da MPB ainda em meados dos anos 1960. Fruto da geração que revolucionou a música brasileira a partir dos festivais de canção popular, ele se tornou uma das figuras mais importantes da nossa memória musical. 

Entre 1965 e 1966, formou, com Aldir Blanc, Paulo Sérgio Midosi e Roberto Vasquez, o grupo GB-4. Mais tarde, o grupo passou a se apresentar na TV Globo como o conjunto instrumental do programa "O Clube do Guri”. 

Pouco depois, em 1968, participou do II Festival Internacional da Canção Popular com a música “A noite, a maré e o amor”, defendida por Márcio Lott e o quarteto vocal O Soneto. No ano seguinte, classificou a música “Nada sei de eterno” no II Festival Universitário da Canção Popular, com interpretação de Taiguara e Quarteto Forma

No início dos anos 1970, junto com outros músicos e poetas, fundou o MAU (Movimento Artístico Universitário), que revelou o nome de artistas como Gonzaguinha, César Costa Filho e Ivan Lins

Foi em 1981 que ele compôs, ao lado de Aldir Blanc, uma de suas composições mais importantes, “Amigo da onça - ou amigo é pra essas coisas 2”, lançada pelo MPB-4 no disco “Bons Tempos, Hein?!"

Foi justamente essa música que inspirou o seu Caderno de Partituras “Amigo e Outras Coisas - 40 Anos Depois”, lançado em 2009. Na ocasião, Sílvio da Silva Júnior, em conjunto com sua editora musical Oiti, realizou dois espetáculos no Teatro do BNDES, no Rio de Janeiro, para o lançamento do caderno. 

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, o compositor celebrou boa parte de seu repertório em um espetáculo que contou com inúmeras participações especiais, como Arlindo Cruz, Fátima Guedes, Guinga, Wanda Sá, Gilson Peranzzetta e outros. 

Os dois shows foram gravados ao vivo e deram origem a um DVD duplo com as 31 músicas do repertório e dois CDs, um com as interpretações do próprio Sílvio, e outro com os artistas convidados. 

Esses dois trabalhos, que ajudaram a sedimentar a importância da obra do compositor em nossa memória musical, completam agora 10 anos de lançamento e podem ser ouvidos na íntegra no site do IMMuB

>>Clique aqui e acesse agora!<< 


Comentários

Divulgue seu lançamento