Música

O Época de Ouro

Capítulo VI da série especial JACOB DO BANDOLIM 100 anos

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Compartilhar:

No final dos anos 50, Jacob gravava com o Regional do Canhoto, mas tinha dificuldade de se reunir para ensaiar em função da agenda lotada do grupo que era disputado por todos os grandes cantores. A última participação do Regional do Canhoto, em gravação com Jacob, foi no LP "Na Roda de Choro", gravado em março de 1960. Na sua concepção, Jacob necessitava de um grupo de músicos que o acompanhasse e que com ele se reunisse quando necessário. O novo grupo de músicos, criado ao seu feitio e com o caráter de grupo exclusivo, participava regularmente dos saraus realizados aos sábados em Jacarepaguá e era formado por Dino 7 Cordas, César Faria e Carlos Leite (violões), Jonas Silva (cavaquinho) e Gilberto D’Avila (pandeiro).

Com esse conjunto Jacob gravou dois LP's: “Chorinhos e Chorões” (1961) e “Primas e Bordões” (1962), com os nomes de Jacob e seu Regional e Jacob e seus Chorões, respectivamente. Em 1966, Jacob, que afirmava já ter ultrapassado a fase "regional" batizou esse grupo com o nome de Conjunto Época de Ouro, gravando com eles o LP “Vibrações" (1967), com a participação de Jorge Jose da Silva, o “Jorginho do Pandeiro" e o lendário show com Elizeth Cardoso e o Zimbo Trio, no Teatro João Caetano (1968). Uma curiosidade é que três dos cinco integrantes Época de Ouro, à exemplo de Jacob, além de excelentes músicos, eram também funcionários públicos: César tornou-se Oficial de Justiça; Carlinhos era Agente Fiscal e Jonas, funcionário público em Niterói, o que certamente lhes permitia um maior contato com Jacob.



Texto fornecido pelo Instituto Jacob do Bandolim.

Este é o sexto de 10 artigos sobre a vida e carreira de Jacob do Bandolim, um dos maiores nomes da memória musical brasileira. No próximo contaremos sobre os seus saraus em Jacarepaguá. Enquanto isso, não perca um capítulo destes incríveis fatos notáveis! Clique nos links abaixo e navegue por esta série especial:

Capítulo 1 - O Aprendizado 
Capítulo 2 - A Carreira
Capítulo 3 - As gravações

Capítulo 4 - Suíte Retratos 
Capítulo 5 - A televisão 
Capítulo 6 - O Época de Ouro (lendo agora)
Capítulo 7 - Os Saraus
Capítulo 8 - O arquivo de Jacob

Capítulo 9 - Um coração rasgado pela emoção
Capítulo 10 - Jacob através do tempo


Comentários

Divulgue seu lançamento