Cultura

'O Que Cresci Ouvindo': no Instagram, música para entender o Brasil

sábado, 04 de julho de 2020

Compartilhar:

Ao longo do mês de junho, quando o IMMuB trouxe como tema do mês as capas de discos da música brasileira, somamos nosso conteúdo com o historiador Ivan Lima, dono do perfil O Que Cresci Ouvindo, espaço recheado de informações sobre a música brasileira no Instagram.

Ficou a fim de conhecer um pouco mais sobre esse projeto? Então continue lendo e fique por dentro! 

Sobre o projeto 

Nascido e criado no caldeirão musical dos anos 1990 e na cena recifense dos anos 2000, o historiador e pesquisador pernambucano Ivan Lima aproveitou a quarentena para tirar um antigo projeto do papel. Há pouco mais de um mês, ele criou a página O que Cresci Ouvindo, no Instagram, onde comenta, principalmente por meio de vídeos, grandes discos da música brasileira, contextualizando as produções com o momento histórico em que se inseriram. "Alucinação" (Belchior, 1976), "Saudade do Brasil" (Elis Regina, 1980) e "Lado B Lado A" (O Rappa, 1999) estão entre os álbuns já abordados. 

“Acredito que não se entende o Brasil sem conhecer a sua música e não entendemos nossa música se não conhecermos a História do Brasil. A ideia do projeto é conversar exatamente sobre essa relação entre a música e a história do Brasil por meio de comentários, curiosidades e reflexões sobre discos, artistas e movimentos musicais”, explica o historiador. Nos vídeos, a produção musical dos álbuns é costurada com a trajetória do artista em questão, outras produções artísticas – como os filmes “Central do Brasil” e “Recife Frio” – e fatos históricos relevantes como Serra Pelada, a morte do índio Galdino, a ditadura e a migração Nordeste-Sudeste. Já no modo "live", sempre às quartas-feiras, a iniciativa já recebeu convidados como os músicos China, Otto e Fernando Catatau em papos sobre referências musicais. Para julho a agenda já marca convidados como Odair José (08.07) e Dani Black (dia 15.07).

O historiador Ivan Lima, criador do projeto/Foto: Divulgação. 

O perfil já conquistou seguidores como o escritor Valter Hugo Mãe, o músico Chico César, a cantora Karina Buhr e o produtor Guilherme Kastrup. Além disso, em algumas edições contou com participações dos próprios artistas, no caso dos discos "Odair José" (1973), Zeca Baleiro ("Vô Imbolá", 1999) e "Aos Vivos" (Chico César, 1995). “Pra mim é um disco que abre caminho, que abre estradas, e eu fico feliz que ele possa ser pensado hoje num contexto de música popular brasileira, principalmente dessa música que eu chamo de cantautores”, comenta Chico César na edição de 26 de abril. O escritor português Valter Hugo Mãe, grande fã de Legião Urbana, também participou falando sobre a banda. 

Trajetória

 O que Cresci Ouvindo é o projeto mais recente de uma carreira voltada a música e história. “Sou apaixonado pela música brasileira desde que me entendo por gente. Já descobri muita coisa incrível no ritual de tocar nos discos, ouvir músicas com encartes, ler fichas técnicas e agradecimentos. Começou como curiosidade e, quando vi, já tinha quase 2 mil CDs”, conta Ivan. A trajetória profissional teve início com uma pesquisa sobre frevo para Moraes Moreira ainda na licenciatura. No mestrado, debruçou-se sobre a censura moral à obra de Odair José. Atualmente, Ivan cursa doutorado na Universidade do Porto (Portugal), com projeto que relaciona canto de intervenção e música de protesto nas ditaduras portuguesa e brasileira. 

Clique aqui e conheça o projeto! 


Comentários

Divulgue seu lançamento