ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ faz turnê na Região dos Lagos

por IMMuB

quarta, 13 de setembro de 2017

Compartilhar:

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) está celebrando 10 anos de criação e vai fazer uma turnê pela baixada litorânea do Estado do Rio, nos meses de setembro e outubro. A série de shows, resultado do primeiro Edital do Instituto CCR de Projetos Culturais, vai passar pelas cidades de Saquarema (20.09), Cabo Frio (23.09), Iguaba (18.10) e Araruama (25.10), atendidas pela Concessionária CCR ViaLagos com os projetos do Instituto.

Composta por 50 jovens instrumentistas - com idades entre 14 e 24 anos - e sob a regência do maestro Evandro Rodrigues e, a sinfônica vai apresentar um repertório musical que contempla desde a produção barroca até os compositores contemporâneos, com foco na música brasileira.

A turnê, que tem o Instituto CCR como apoiador líder e patrocinador, se inicia em 20 de setembro, com duas apresentações, às 14h e 15h30, na Escola Municipal Padre Manoel, em Saquarema; seguindo para Cabo Frio, em 23 de setembro, às 16h, no Shopping Park Lagos. Em outubro, serão mais quatro concertos, dois em Iguaba, na Quadra Poliesportiva Oswaldo Antunes Neves, no dia 18, às 14h e às 16h; e mais dois no município de Araruama, na Primeira Igreja Batista de Araruama (PIBA), em 25 de outubro, às 14h e às 16h.

Criada em 2007, a OSA é a principal formação orquestral do “Programa Aprendiz - Música na Escola”, mantido pela Prefeitura de Niterói, e funciona como plataforma de inserção do jovem nas universidades e no mercado profissional da música. Hoje, há vários integrantes e ex-integrantes da OSA que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e que seguiram formação no magistério. A orquestra é uma oportunidade para que alunos egressos das escolas municipais possam dar continuidade aos estudos musicais, aprofundando seu aprendizado. Assim, os jovens aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, e podem vivenciar a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.

De acordo com o coordenador pedagógico do Programa Aprendiz, Daniel Oliveira, a turnê pelo Estado do RJ será ótima para divulgar e promover o trabalho dos jovens instrumentistas, contribuindo para amadurecer, cada vez mais, o potencial artístico da formação.

O edital do Instituto CCR, além da turnê, contempla também a gravação de um filme documentário sobre a OSA, dirigido pelo cineasta Gian Ciminelli. A película, que conta também com a Statoil como patrocinadora, está em fase final de produção e deve ser lançada até o fim de 2017, nas principais plataformas digitais.

 

O Instituto CCR

O Grupo CCR criou, em 2014, o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa.  O Instituto CCR  otimiza a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária.

O Grupo CCR apoia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas, com investimento de R$ 185 milhões em projetos estruturados.

A turnê da Orquestra Sinfônica Aprendiz pela baixada litorânea do Estado do RJ tem o Instituto CCR como apoiador líder e patrocinador.




Foto: Alline Ourique


Comentários

Divulgue seu lançamento