Almanaque do Rock Brasileiro

Os 10 lado B dos anos 80

quarta, 27 de julho de 2022

Compartilhar:

Neste mês de julho, você que me acompanha desde o começo, terá um texto diferente. Ao invés daquela conversa fiada de “Introdução, prólogo e resenha”, hoje teremos apenas pequenas resenhas.

Em julho, celebramos o Dia Mundial do Rock, por isso, quis trazer alguns discos “Lado B” dos anos 80. Não estranhem se alguns nomes conhecidos estiverem nesta lista, isso pode acontecer.

A ideia do Almanaque do Rock é trazer discos menos lembrados hoje em dia, o que não significa que serão obscuros ou que não foram bem-sucedidos em seu lançamento.

A intenção aqui é trazer discos menos lembrados como álbuns, ou seja, que na maioria das vezes são lembrados por uma ou outra música, mas acabam ficando de fora das listas. Nesta resenha, vou falar destas obras em no máximo um parágrafo. São os anos 80 para quem tem pressa. Por isso, vamos logo aos discos!

PS. Essa série como um todo busca lembrar as resenhas de jornais populares até os anos 2000 e agora vocês vão ver isso.

1 - Sexo!! 1987 - Ultraje á Rigor
Sujo, vulgar e muito rock n’roll.

Simplesmente uma continuação do que foi o primeiro disco, bem divertido, letras bem engraçadas, mas esse é um álbum que acaba sendo menos lembrado com o tempo em relação ao primeiro disco, mas merece ser mais ouvido. Para quem gosta de humor, “Pelado”. Para quem gosta de crítica, "Prisioneiro''. Tudo para todos.


2 - Hanoi-Hanoi 1986 - Hanoi Hanoi
O Mainstream do Underground.

Você com certeza já ouviu “Totalmente demais”. Então, essa música pertence a esse disco, com um som impressionantemente bom. Esse long, é mais um daqueles teletransportes para quem viveu os anos 80 e para quem não viveu ter um gostinho. “Baton” e “Rádio Blá” são duas faixas para qualquer um amar esse disco.


3 - Rock'n Geral 1987 - Barão Vermelho
O filho esquecido.

Esse disco não é o melhor do Barão, mesmo assim merece a audição e poderia ser mais lembrado pela banda. É muito triste ver canções como “Amor de Irmão”, “Copacabana”, “Agora tudo acabou” e “Contravenção” serem esquecidas. Para muitos é o “pior disco” do Barão vermelho. A única faixa que vez ou outra é ressuscitada é “Quem me olha só”, que fez um certo sucesso na época.


4 - Miséria e Fome - Inocentes
No país da revolta, punk rock é música clássica

Esse talvez seja o disco mais difícil desta lista. Dá pra sentir o peso do disco quando 7 das 11 músicas foram censuradas. Lembraram de dar o devido valor que merecia e elas foram relançadas na prensagem do álbum de 1988. Esse é um long bem Punk, não digam que eu não avisei, não podia deixar de entrar na lista por ser feito por quem realmente sabia do assunto que falava.


5 - Blitz 3 1984 - Blitz
O fim de uma era

A blitzmania teria seu fim neste álbum que muitos torcem o nariz, mas que, particularmente, segue o mesmo ritmo dos anteriores, renunciando aos refrões chicletes. A banda ainda era a mesma “Egotrip” - uma canção que mostra bem isso - , e faz pensar o que seria se o conjunto tivesse continuado na ativa ao longo dos anos 80.


6 - Avião de Combate 1984 - Sempre Livre
Radical Chic

Esse long é muito cool, tem tudo e mais um pouco. Consegue surfar com sucesso na onda Bossa Nova que rolava naquele momento na música POP na faixa mais conhecida “Esse seu jeito sexy de ser”, mas o rock rolava em "Alta Tensão” e “Eu sou free”. 


7 - Vida Bandida 1987 - Lobão
O mais underground do mainstream

Esse é o disco mais conhecido e talvez mais bem sucedido da nossa lista, e só está aqui porque hoje em dia deixou de ser primeira opção quando o assunto é anos 80, muito injustamente. Nesse trabalho, o velho Lobo aprendeu muito com a Marina e deixou seu som mais POP, cool e para toda a família sem perder a veia Rock N’ Roll. Se for pra descobrir alguma faixa ouça “Chorando no Campo”.


8 - Não basta dizer não 1988 - Garotos da Rua
Fora do eixo, mas seguindo as regras

A minha primeira impressão ouvindo esse disco foi como eles lembram o “Roupa Nova”. Não confundam isso com cópia! Eles transitam em diversos estilos, um rock bem tocado e muito agradável que não deve a ninguém. A primeira faixa “Não basta dizer não”, já é um bom cartão de visitas de um long que tinha tudo pra ser disco de festa até hoje.


9 - Sessão da Tarde 1985 - Léo Jaime
Disponível no seu serviço de streaming ou loja de discos 

As pessoas hoje em dia lembram mais do Léo como um ator que também canta, mas ele fez trabalhos muito bons e “Sessão da tarde" é a prova disso. Simplesmente bom do início ao fim, capaz de agradar a todos, por isso não vou indicar nenhuma música, ouçam o disco inteiro!


10 - Cazuza 1985 - Cazuza
Uma experiência que deu muito certo

Muita gente chama de “Exagerado”, por ser o maior sucesso deste álbum, mas ele não tem nome. O primeiro long do 'Caju' passa batido por muita gente, até hoje. Ainda assim, é muito bom e muito rock! Bem diferente dos rumos tomados pelos trabalhos posteriores como o sucessor “Só se for a dois”. Dentre os destaques ficam “Medieval II”, “Cumplice”, “Boa Vida”.


Por fim, essa foi a lista de discos. Mas pensando bem, como esses 10 irão se somar aos 12 venho indicando ao longo do ano, pra arredondar a soma vou indicar mais 3 apenas com título e subtítulo para fechar com 25. Espero que gostem!

Bora Bora 1988 - Paralamas do Sucesso
A evolução de “Selvagem”.

Capital Inicial 1986 - Capital Inicial
Sim, eles são uma banda dos anos 80.

Vingança 1986 - Azul Limão
Heavy Metal de qualidade feito em português.


Comentários

Divulgue seu lançamento