Música

Os 20 Super Sucessos de Benito di Paula: tudo está no seu lugar na memória musical brasileira

quinta, 28 de novembro de 2019

Compartilhar:

Um dos álbuns mais acessados no IMMuB em 2019 foi a coletânea com os 20 Super Sucessos de Benito di Paula. Mas se pensarmos no enorme sucesso popular que esse cantor e compositor friburguense desfrutou ao longo da carreira, a notícia não é novidade pra ninguém. O fato é que Benito construiu um repertório autoral sólido, com diversas músicas que se tornaram verdadeiros clássicos do nosso cancioneiro popular e são cantadas e amadas até hoje. Neste disco, estão reunidas ao menos 20 dessas pérolas.


Nascido como Uday Vellozzo, Benito começou a carreira como crooner de boates no Rio de Janeiro nos anos 60, mas foi quando se mudou para São Paulo que passou a gravar discos e realizar apresentações que o tornaram conhecido como um dos principais expoentes do samba-jóia. Conhecido também como “sambão-jóia”, o gênero mistura o samba tradicional com piano, guitarras e bateria, geralmente com temática romântica, utilizando-se de refrões marcantes, feitos para cantar junto. Ao lado de nomes como Agepê e Luiz Ayrão, Benito di Paula se tornou um dos grandes nomes do samba-jóia e, consequentemente, da música popular brasileira.

O talento de Benito fica evidente desde o início dos 20 Super Sucessos, que abre com Amigo do sol, amigo da lua, parceria com Márcio Brandão Carneiro. Uma letra que nos convida a uma conjunção quase onírica com a Natureza: 

Me deixa no galho no galho da lua
No charme do sol pra me despertar
Vem amigo nadar nos rios
Vem amigo plantar mais lírios...

Logo em seguida, vem aquela música que não pode ficar de fora de nenhuma coletânea de Benito di Paula: Charlie Brown, o maior sucesso de sua carreira. A letra foi inspirada no personagem de histórias em quadrinho americano, como se Benito estivesse sendo seu cicerone pelos cantos e pela música do Brasil. Como no clássico desenho animado de Walt Disney, que retrata o encontro de Pato Donald e Zé Carioca, Charlie Brown é apresentado por Benito à Bahia, Caetano Veloso, Jorge Ben, Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga e até para a torcida do Flamengo! Tudo isso com aquele refrão que ninguém tira da cabeça: 

Eh! Meu amigo Charlie
Eh! Meu amigo
Charlie Brown, Charlie Brown


Há também músicas que fazem parte da linhagem nobre da música romântica, como é caso de Ah! Como eu amei, balada romântica tão moderna que dá pra imaginar tocando sem parar nas rádios mesmo se fosse lançada em 2019. No canto chorado de Se não for amor, Benito mostra que além de compositor, é também um intérprete de grande talento. Já o abandono e a desilusão amorosa de Vai ficar na saudade faz lembrar outro grande sucesso de Benito, que curiosamente ficou de fora dessa coletânea: Retalhos de cetim


Mas nem só de tristezas amorosas vive Benito di Paula. Em Mulher brasileira ele presta sua homenagem às mulheres da Pátria Amada, “feitas de amor”. A música se relaciona com outro clássico do samba-jóia: Mulheres, de Martinho da Vila

Em Do jeito que a vida quer, Benito prova mais uma vez seu talento autoral. A letra, sofrida e cheia de melancolia, emociona qualquer um:

Ninguém sabe a mágoa que trago no peito
Quem me vê sorrir desse jeito
Nem sequer sabe a minha solidão

E o remédio para esse sofrimento não poderia ser outro: a música! Mais especificamente, o samba, gênero de maestria de Benito

É que meu samba me ajuda na vida
Minha dor vai passando esquecida
Vou vivendo essa vida do jeito que ela me levar

Depois de passar por outros sucessos inesquecíveis, como Modificação, Proteção às borboletas e Não precisa me perdoar, o álbum vai chegando ao fim com a mensagem redentora de Tudo está no seu lugar, quase um mantra da positividade, e espécie de precursora dos chamados “pagodes de auto-estima”. 


Estão aí alguns dos maiores sucessos de Benito di Paula, ainda reverenciado pelo público e com o legado vivo na memória musical. Tudo está mesmo em seu lugar. Graças a Deus! 


Texto por: Tito Guedes

Comentários

Divulgue seu lançamento