Cobertura IMMuB

Os Paralamas do Sucesso e Biquini Cavadão

Um encontro para viajar no tempo e reviver o Pop Rock Nacional.

quarta, 22 de maio de 2019

Compartilhar:

A lua de cosmos estampava naquela noite de sábado uma onda diferente e única para o consagrado palco da Fundição Progresso. Os Paralamas do Sucesso e Biquini Cavadão resolveram aparecer aos seus desesperados fãs do autêntico pop rock brazuka. Mal sabíamos que tanta coisa nos esperava.

Foi a minha primeira vez na casa e fiquei encantada com a recepção deles desde a entrada até o momento em que escrevo este texto, ainda lembrando de toda a sensação indescritível daquela noite. A estrutura ímpar, a equipe bem relacionada e capacitada. Casa cheia, como já era de se esperar, e o público frenético aguardava ansiosamente pelo início do espetáculo. E cada segundo, cada momento, cada instante era quase eterno, passava devagar. Pra não deixar o clima esfriar, ao som dos grandes clássicos do rock nacional e internacional, dava pra já ir entrando no clima do momento mais esperado por todos.

O show começou com a energia lá em cima com "Sinais do Sim" – música título do mais recente álbum de trabalho dos Paralamas – na sequência, incendiou mais ainda com "Meu Erro", "Alagados", "Lourinha Bombril", "Cuide Bem do Seu Amor""Mundo Desigual", o pot-pourri de "O Amor Não Sabe Esperar" com "Você", "Caleidoscópio", "Uma Brasileira" e foi ribanceira acima sem perder o ritmo com a rapaziada acompanhando em uníssono. Os músicos de apoio na percussão, metais e teclados deram um show à parte. Deslumbrante!


Herbert agradeceu muito a presença de todos dizendo "Obrigado a Fundição, é muito bom estar aqui" e aproveitou o momento para contar uma história engraçada sobre como surgiu o nome da banda (curiosidade que eu já trazia comigo há um tempo) – "A gente precisava de um nome, porque tínhamos feito uma demo para entregar na rádio fluminense e tinha que ter um nome. Aí tivemos a ideia de fazer uma aposta entre eu, Bi Ribeiro e João. Acabou de escolhemos, entre os piores, o que fosse menos ruim. Bi Ribeiro sugeriu 'Paralamas do Sucesso', eu achei péssimo, mas falei 'é esse mesmo que vai'. Estamos aqui". Bom, se eu tinha alguma dúvida, já não tenho mais. Deu pra dar boas risadas.

Para encerrar a participação, trouxe "Romance Ideal" e logo saíram do palco deixando a sensação de que ainda não era o fim. A rapaziada estava certa, para dar fim ao show com a energia mais contagiante do que no começo, voltaram ao palco com maestria e para enlouquecer ainda mais trouxe o hit "Óculos". Que hoje, tem parte do seu refrão adaptada pelo próprio Herbert. Cês sabem né?

São três décadas de palco, meus amigos. Estamos falando de uma banda que há muito tempo sabe como manter seus shows na temperatura MÁXIMA. Herbert Vianna, o paraibano de alma carioca, assume firmemente a voz e a guitarra. Ainda digo mais, o cara é uma lição de força, talento, valentia e humildade. Naquela noite eu entendi porque às vezes os fãs enlouquecem e sobem ao palco, porque essa foi a minha vontade frente a tamanha simpatia do trio. Foi pedrada demais!! 

Enquanto aguardava pela chegada da segunda atração, a dançarina Amanda Gouveia exibiu sua performance de dança contemporânea solo ao som de "Só pra te mostrar". Uma apresentação que arrancou olhares e prendeu a atenção. Um momento realmente muito marcante.


Cada segundo de espera era o mundo inteiro... mas eles vieram! Biquini Cavadão desmoronou o palco para fazer a galera se sentir novamente nos grandes festivais de rock, trazendo muita empolgação, muita excitação! Lançaram naquela noite seu novo álbum "Ilustre Guerreiro" (2018) que homenageia – mais que merecidamente – o grande Herbert Vianna, tão querido pela banda que, além de muito amigo, é padrinho dos caras. Não sei se todos sabem, mas foi Herbert o responsável por dar nome ao grupo.

Pra deixar bem claro que a noite não tinha hora pra acabar, emplacaram com "Vital e Sua Moto" e, logo em seguida, chamaram Herbert para contar um pouco da sua história com a banda: "Eu encontrei com eles um dia e me pediram ajuda para o nome da banda que estava sem. Demos duas sugestões 'Biquini Enterradaço' e 'Biquini Cavadão'"; Bruno Gouveia ainda completou: "Também tinha 'Hipopótamos de Kart', mas ficamos com o "Biquini Cavadão" mesmo (risos)". Mas Herbert não estava lá só contar história, puxou na guitarra crua a música onde participou no álbum de estreia do grupo. Sabe qual é? "Tédio", considerada uma das melhores músicas de 1985. Também rolou "Aonde quer que eu vá" na voz de Bruno, voz e guitarra de Herbert com a maior vibe de Carlos Coelho (guitarra), Álvaro Birita (bateria), Miguel Flores (teclado) e, no sax de apoio, Walmer Carvalho. Foi um dos pontos altos do show.


Dali em diante mesclaram as faixas do novo álbum com seus maiores hits: "Impossível", "Janaína" "Roda Gigante", "Múmias", "Vento Ventania", "Carta aos Missionários" entre tantos outros. Pra bater cabeça sem medo de ser feliz. Além disso um incrível mashup de "Dani" e "Uma Brasileira" e um novo arranjo para "Ska" e "Se eu não te amasse tanto assim", de autoria de Herbert Vianna. Falando nisso, Bruno Gouveia contou que o nome do álbum foi escolhido porque "Ilustre Guerreiro" é a tradução do nome Herbert e completou "para mim não existe homem mais guerreiro que ele". Complemento, caro Bruno: Para todos nós! 

De tantos momentos bacanas desse show, a interação que Bruno fez com seus fãs era quase celestial. Mãos estendidas, olho no olho, cantar bem pertinho do público na grade, chamar a galera pra cantar... Parecia até que o show era pra poucos amigos de tão próximo que dava pra sentir a presença banda. E o mundo todo coube naquelas canções. Inclusive com direito a fã no palco! Dali de baixo a sensação que ela transmitia era aquela emoção nostálgica de quem acabava de voltar a ter 18 anos outra vez e se sentia uma verdadeira rock star curtindo seus 15 minutos de fama. Ao lado dos seus ídolos ela cantou, dançou, dominou o microfone, ficou bem a vontade com a banda. Foi um espetáculo à parte! Ao final, se retirou com ela do palco para garantir a sua foto. Épico!


Ao fundo no telão, acompanhamos os clipes das duas bandas, tanto os célebres dos anos 80 e 90, como os que foram feitos para as músicas do novo álbum.  

"Cuide bem do seu amor" e "Zé Ninguém" fecharam a tampa da panela. O lugar estava fervendo de empolgação, ainda mais depois que Bruno se jogou com tudo nos braços da galera, literalmente(!!!). Foi nesse instante que a Fundição desmoronou e a galera foi ao delírio. "Bem aventurados sejam/Aqueles que amam/Essa desordem"


É impossível, é impossível esquecer vocês. É impossível esquecer o que vivi. É impossível esquecer, o que senti. A sensação que ficou para todos nós era que realmente fizeram uma volta no tempo, relembrando grandes momentos e com vontade de ficar ali até o dia nascer. Se dependesse da energia de quem estava lá, isso seria certo de acontecer. Para completar, do lado de fora era possível ainda comprar uma lembrança do show do Biquini Cavadão como camisa, copo e, claro, o álbum físico de "Ilustre Guerreiro". 

Só tenho uma coisa a falar: QUE NOITE PESSOAL, QUE NOITE!! Esse show derreteu meu cérebro.

Não vivi os anos 90, tão pouco os 80, época em que Os Paralamas e Biquini arrebentavam nos palcos mundo a fora. Mas, sério mesmo, é como se essa fosse a minha época também. Não vou dizer que nasci no ano errado porque, graças ao IMMuB, tenho resgatado e vivido essas memórias. Meus agradecimentos à Fundição por ter aberto as suas portas mais uma vez pra gente prestigiar esse encontro célebre e nos permitir registrar tudo para vocês. Espero que tenham curtido! ????

Até a próxima!

Ah, e quem quiser ver o álbum completo desse dia, chega com a gente lá no nosso Facebook.


texto de: Luciana Nascentes/Mila Ramos
Fotos de: Mila Ramos



Mila Ramos é fascinada por música e foi em seu trabalho com bandas cover em 2012 que encontrou uma nova paixão: o Music Business. Especializou-se em Marketing e Design Digital pela ESPM-RJ e somou seus conhecimentos ao mundo musical como Produtora Artística. Em 2017, entrou para o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB). Lá chegou ao cargo de Coordenadora de Comunicação e, sob sua gestão, conquistaram o Prêmio Profissionais da Música 2019, e o Programa Aprendiz esteve entre os finalistas de 2021.

Comentários

Divulgue seu lançamento