MPB com tudo dentro

Os primeiros CDs brasileiros

quinta, 11 de janeiro de 2018

Compartilhar:

Na segunda parte da historia da evolução das midas para se ouvir música no Brasil, Rodrigo Faour nos lembra quais foram os primeiros CDs brasileiros, na série MPB com Tudo Dentro.

No episódio anterior (veja aqui), ele transportou a nossa memória para o ano de 1951, ano em que surgia a inovação do long-play de 10 polegadas, com 4 faixas de cada lado. No episódio desta semana, ele nos relembra o surgimento do LP com 12 faixas – formato este que está por aqui até hoje –, dos compactos de 33 rotações por minuto e a inovação fracassada da RCA que tentou contra-atacar com o compacto de 45 RPM. Faour nos conta em detalhes quando que os artistas brasileiros começaram a experimentar o formado compact disc, que nos anos 80 já estava sendo o maior barato no Japão. Neste vídeo Rodrigo Faour também fala sobre os álbuns "Coração Brasileiro" (Elba Ramalho), "Garota de Ipanema" (Nara Leão), a série "Personalidades" da PolyGram e o pioneirismo da gravadora Deckdisc e do produtor Umberto Contardi, "Curare" (Rosa Passos).

E quer saber o que mais ele resgata? As nossas queridinhas fitas K7, a maior novidade dos anos 60, que são compactos, tangíveis, colecionáveis, numerados e com artwork! Nos anos 90 vieram os CDs para acabar com a brincadeira, e hoje o streaming digital domina tudo.

Quem quiser ver a continuação do programa e saber como que o CD foi ganhando força e se tornando cada vez mais popular, é só assistir abaixo:



A nostalgia está com tudo!


Comentários

Divulgue seu lançamento