Supersônicas

Piano e flauta A Mil Tons
Amilton Godoy e Léa Freire

quinta, 08 de junho de 2017

Compartilhar:

Pianista fundador do icônico Zimbo Trio, um do principais da bossa nova, o paulista de Bauru, Amilton Godoy, une-se em disco pela segunda vez a ex-aluna Léa Freire, flautista, compositora e produtora.

Se no primeiro encontro, “Amilton Godoy e a música de Léa Freire” (2013) ela era a autora do repertório, em “A mil tons”, igualmente lançado pelo selo Maritaca, de Léa, Amilton é o compositor e arranjador das dez faixas.

Léa, que estudou musica no CLAM, escola do parceiro, onde entrou aos 16 anos e logo tornou-se professora, toca flauta transversal em C na maior parte do álbum, que tem também flauta G (“O batráquio”, “Santa Cecília”) e na inédita “Três irmãos” (de Amilton para os manos pianistas, Amilson e Adylson Godoy) entra a flauta contrabaixo, numa atmosfera bluesy.

Composta na metade da década de 70, fora dos clichês do ramo, “Choro” fecha com uma dobrada no andamento, enquanto “Pouca encrenca” oferece mais um desafio, com a flauta reforçando a mão esquerda do pianista. Outra em que a mão esquerda de Amilton se destaca é “O batráquio”, suingada, numa harmonia simples de dois acordes.

Sem didatismo, o disco oferece muitas lições e propostas aos ouvidos mais atentos. “Aqui ele mostra algumas de suas tão felizes composições com seus arranjos que tenho o desafio e a alegria de tocar, e seus improvisos tão deliciosos”, derrama-se Léa no texto de apresentação. “O seu som, sua maturidade musical deram às minhas composições uma dimensão que não esperava que pudesse ser atingida”, rebate Amilton, que elogia ainda o amor de sua parceira pelo piano, seu primeiro instrumento, e o fato dela, líder do grupo Vento em Madeira, ter disponibilizado para os colegas seus arranjos no site, acesse aqui.

“Teste de som” encerra o disco como uma espécie de “hora do recreio para improvisos”, na definição deles. “É dedicada ao Zimbo Trio, pois toda vez que tínhamos uma apresentação, a passagem de som era feita utilizando este tema. De harmonia muito simples possibilita ao músico ficar muito a vontade para criar, tendo sua estrutura como base”, rebobina Amilton

Comentários

Divulgue seu lançamento