Música

Português Nuno Bastos lança álbum com a participação de Zeca Pagodinho

segunda, 07 de setembro de 2020

Compartilhar:

Não fosse a popularidade do Carnaval lusitano, a facilidade de encontrar-se um “gajo” da geração de Nuno Bastos fazendo samba em Portugal seria a mesma de acharmos um fadista brasileiro no subúrbio carioca de Madureira. Longe de ser um baile erudito de máscaras ao estilo veneziano, o carnaval português é uma festa popular comemorada com entusiasmo em cidades como Sesimbra, Torres Vedras, Figueira da Foz, Ovar e Estarreja, cidade natal de Nuno, no Distrito de Aveiro. O carnaval de Estarreja chega ao requinte de abrigar um sambódromo, três desfiles anuais e várias escolas de samba.

A paixão pelo samba fez Nuno Bastos aprender a “embocadura do brasileiro” e a cantar com sotaque, paixão e suingue brazucas. Nuno domina também o cavaquinho e todos os instrumentos de percussão, o que lhe concede autoridade para ser Mestre de Bateria e intérprete da Vai Quem Quer, a verde-e-branca pela qual bate o seu coração.  “Coração Em Desalinho – Os Samba de Ratinho", álbum lançado no Brasil pela Biscoito Fino, traduz o amor de Nuno pelo samba e pulsa firme como o momento mais importante de sua carreira.

Muita gente não sabe que Ratinho, apelido de Alcino Correia Ferreira, falecido em 2010 e parceiro de Monarco no samba que dá título ao álbum, nasceu no norte de Portugal, numa pequena vila chamada Armamar. O álbum presta justa porém improvável homenagem a Ratinho, por muitas vezes eclipsado por parceiros como Monarco e Zeca Pagodinho.


Zeca Pagodinho, convidado ilustre do álbum de Nuno Bastos, foi o único a gravar em um estúdio carioca: o restante do disco foi gravado em Portugal, com a participação de músicos brasileiros e portugueses. Zeca divide os vocais em “Amigo, conselho não é sermão”, parceria inédita de Pagodinho com Ratinho, encontrada numa fita-cassete esquecida no tempo dos encontros de Alfredo Galhões e Ratinho no Gato de Botas, bar tradicional do bairro de Vila Isabel. Ainda no quesito “participação”, no megassucesso “Loucuras de uma paixãoNuno recebe a cantora/fadista Raquel Tavares, que viveu quase três anos no Rio de Janeiro, frequentando os recantos do samba carioca.  O disco traz ainda uma nova versão  para “Parabéns pra você” , que o grupo Fundo de Quintal eternizou.

O próprio Nuno Bastos selecionou o repertório de "Coração Em Desalinho – Os Samba de Ratinho", buscando reunir sucessos e algumas pérolas menos conhecidas afeitas ao belo grave de sua emissão vocal. Entre elas os sambas “Termina aqui”, de Ratinho, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, e a filosófica “Amante da verdade”, parceria com Nelson Cavaquinho. Dentre as preciosidades escondidas, duas com Mestre Monarco: “Nunca vi você tão triste” e “Vou procurar esquecer”, gravadas originalmente por Zeca Pagodinho.

Se “Meiguice descarada” (Ratinho e David Correa) flerta com o candomblé baiano, o samba-enredo que abre o disco, “Lua de Ogum” (Zeca Pagodinho e Ratinho), pede proteção à São Jorge/Ogum. Também de Pagodinho e Ratinho surge a outra inédita do disco, “Antes que eu me acostume”, que fala com bom humor do sofrimento cobrado pelos desvarios do amor. Não poderiam faltar os maiores sucessos de Ratinho, “Vai vadiar” e “Coração Em Desalinho” (ambos em parceria com Monarco).

Coincidentemente lançado em 2020, marco temporal dos 520 anos do Descobrimento do Brasil, o álbum de Nuno Bastos foi produzido por Alfredo Galhões e Ricardo Moreira. Alfredo dirigiu todas as sessões de gravação, tocou teclados e compôs os arranjos das 12 faixas, com a experiência de quem trabalhou com Martinho da Vila, Alcione, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho (com quem tocou por 21 anos). Já Ricardo Moreira vem da área artística da indústria fonográfica brasileira, à frente de várias produções de Beth Carvalho, Almir Guineto, Arlindo Cruz & Sombrinha e Zeca Pagodinho, além de ser um dos criadores do projeto Samba Social Clube e ter seu o DNA criativo no projeto Casa de Samba. A mixagem e masterização foi realizada também no Rio pelo Grammy Winner Marcelo Saboia, o mesmo das primeiras edições do Samba Social Clube e de centenas de outros discos relevantes da MPB.

Ouça o álbum agora (clique aqui!)

Encaminhado por: Biscoito Fino

Comentários

Divulgue seu lançamento