Ponteio

Quando a música consola

terça, 11 de junho de 2024

Compartilhar:

Maio de 2024 passou. Passou voando, passou como nunca antes. Pensei em vir aqui escrever sobre os 110 anos de Dorival Caymmi (que aconteceu no fim de abril), sobre os 10 anos da passagem de Jair Rodrigues (no dia 8), ou sobre os 70 anos de Jaques Morelenbaum (no dia 18).  Pensei, mas não consegui.

Agora é junho e tantas outras datas fundamentais já foram ou estão por vir. Cito aqui três delas que marcam os 80 anos de artistas marcantes da nossa canção: a revolucionária Wanderléa (dia 5), o poeta Chico Buarque (dia 19) e a icônica Zezé Motta (dia 27). Todos eles mereceriam uma coluna falando de suas brilhantes contribuições, mas deixarei para uma outra oportunidade.

O motivo, meus amigos do IMMuB, é que o Rio Grande do Sul, estado onde resido há 39 anos agonizou (e ainda agoniza) pela enchente ocorrida mês passado. Uma catástrofe inigualável que deixa todos nós perplexos e arrasados. Se o amigo leitor mora por aqui sabe do que falo. Se não mora, certamente, está ciente pela grande imprensa. 

O saldo da terrível inundação foi de estradas bloqueadas, pontes destruídas, cidades ilhadas, casas submersas, animais e pessoas desabrigadas, centenas de mortos e desaparecidos. Uma verdadeira calamidade, mas também uma lição de muito acolhimento, solidariedade e superação.

Diante deste cenário fica difícil pensar em tantas coisas. No entanto, para todo os momentos da vida – mesmo os mais desoladores - sempre existe uma trilha sonora. Por isso, como escreveu Chico, Vinicius de Moraes e Garoto, foi “pensando em minha gente e vendo meu peito se apertar” que busquei na resiliência, a fonte de inspiração para esta coluna.

A nossa música sempre forte, tem letras inspiradas que nos motivam a seguir. Por isso, buscando “acreditar na rapaziada”, sem se “desesperar jamais”, sempre há oportunidade de “começar de novo”. Paulinho Moska, um dia disse que “tudo que acontece de ruim vem pra melhorar”, então, dessa forma é esperar que o sol brilhe amanhã para que “tenhamos um lindo dia”. Para os atingidos pela enchente ou para aqueles que, por algum motivo, precisam ser resilientes. 

Ouça o Ponteio sobre canções de resiliência.
https://podcasters.spotify.com/pod/dashboard/episode/e2kmkm0


Comentários

Divulgue seu lançamento