Música

Ramiro Pinheiro lança 'Sentido', seu primeiro trabalho autoral

domingo, 16 de maio de 2021

Compartilhar:

Ramiro Pinheiro é um violonista brasileiro rebuscado e criativo, além de um talentoso compositor. Autodidata desde cedo, aprendeu a tocar o instrumento de ouvido antes de cursar o Conservatório Souza Lima em São Paulo. Mudou-se para Barcelona (Espanha) há 14 anos e, desde então, tem sido personagem importante da cena musical da capital catalã, trabalhando com diversos músicos de jazz e de música brasileira. Participou de vários álbuns desde 2010 como violonista e "Sentido" é seu disco de estreia no universo da música autoral.

Ramiro, o contrabaixista Horacio Fumero (substituído em duas faixas pelo baixista Rodrigo Balduino) e o baterista Nicolas Correa formam o trio base para esta gravação, embora haja convidados em todas as músicas. O autor compôs e coescreveu, com diversos letristas, sete dos nove temas do disco. "Sentido" começa com “Quatro Ventos,” uma melodia bonita, suave e calorosa. O violão de Ramiro desenvolve a melodia e o clarinetista Gabriel Amargant (que lembra Paquito D’Rivera) constrói o clima. A combinação entre clarinete e violão é fascinante.

Viagem Nova” nos deleita com o violão e o cantar cálido de Hugo Arán. Em “Sabor De Madrugada” o trio é acompanhado pela cantora Marina Ribeiro, pela trombonista Rita Payés e pelo guitarrista Rodrigo Bezerra, que num ritmo hipnótico e constante conforma a base para as vozes principais. Maria e Rita, cada uma com a particularidade de seus instrumentos, harmonizam de forma envolvente e marcante.

Foto: Abel Vilches

Nasceu Pra Navegar”, a primeira de quatro faixas com Pablo Giménez na flauta, é um samba original digno de Antônio Carlos Jobim. A voz de Edi Barcelo e o pandeiro sutil de Crá Rosa são pontos fortes, além do acompanhamento do violão. “Choro Do Poeta,” com a flauta de Pablo Giménez convertendo o trio em um quarteto, apresenta uma longa enunciação melódica e uma fusão cativante entre os instrumentos. Uma versão do inexplorado “Pr’um Samba” de Egberto Gismonti destaca-se pela voz de Ana Rossi e pelo trompete suave de Àlvar Monfort.

Tutu”, composição original de Ramiro Pinheiro, expressa com a flauta de Pablo Giménez e o violão do autor do álbum uma melodia cativante. “Baião De Longe”, com

Pablo Giménez na flauta, Pedro Bastos na sanfona e o percussionista Ed Moreira, é marcada por um emotivo e constante motivo melódico. "Sentido" termina com uma versão de “Canto Triste”, de Edu Lobo, uma ocasião oportuna para convidar outro grande flautista: Pablo Selnik.

O disco "Sentido", de Ramiro Pinheiro, é altamente recomendável para qualquer ouvinte que aprecie o “Brazilian Jazz”. Ricas melodias, variedade e musicalidade de alto nível, somados a uma substancial criatividade, fazem deste disco um lançamento inesquecível.

Ouça agora o álbum (clique aqui!) 

Por: Scott Yanow, jornalista e historiador de jazz [Allmusic.com]

Comentários

Divulgue seu lançamento