Música

“Raridades” Celebra os 40 Anos de Saudade do Sambista Adoniran Barbosa

terça, 06 de dezembro de 2022

Compartilhar:

Mesmo após 40 anos de sua morte, ocorrida em 23 de novembro de 1982, Adoniran Barbosa continua a ser lembrado como um dos principais sambistas do Brasil. Para homenageá-lo nestas quatro décadas de saudade, a Warner Music Brasil lançou nas plataformas digitais em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, o álbum “Raridades, com gravações do cantor e compositor que estavam há décadas fora de catálogo.

Produzida pelo jornalista Renato Vieira, a compilação resgata faixas que foram incluídas em compactos simples lançados por diversas gravadoras e em antigos discos de 78 rotações. “Raridades” recupera as primeiras gravações dos clássicos “Saudosa Maloca”, “Samba do Arnesto” e “Acende o Candieiro”, além de uma versão de “Bom Dia, Tristeza”, parceria de Adoniran e Vinicius de Moraes, gravada ao lado do cantor Wilson Miranda.

Faixas que permanecem pouco conhecidas agora podem conquistar maior atenção. É o caso de “Praça da Sé”, gravada por Adoniran em um compacto lançado pela gravadora Continental, em 1978, na qual o artista relata sua percepção sobre as mudanças pelas quais a praça havia passado nos últimos anos, como a construção da Estação Sé do metrô. Já “Nego Serafim”, lado B elogiado por fãs e estudiosos de Adoniran, ganha sua primeira reedição desde que foi lançada em um compacto simples da EMI-Odeon em 1976.

Vale mencionar duas faixas curiosas presentes em “Raridades”. Registrada em 1936, “Agora Pode Chorar” foi a primeira gravação oficial de Adoniran. E “Nós Viemos Aqui Pra Quê?” foi inspirada em um célebre comercial de cerveja protagonizado pelo artista que gerou o famoso bordão “nós viemos aqui pra beber ou pra conversar?”.

Confira a tracklist completa do álbum: 

1) Praça da Sé (Adoniran Barbosa), gravação para compacto da gravadora Continental, 1978
2) Um Samba no Bixiga (Adoniran Barbosa), gravação para compacto da gravadora Continental, 1978
3) Bom Dia, Tristeza – com Wilson Miranda (Adoniran Barbosa/Vinicius de Moraes), gravada no disco Relevo, de Wilson Miranda, lançado em 1978
4) Nós Viemos Aqui pra Quê? (Adoniran Barbosa), gravação para compacto da gravadora Fermata de 1972
5) Acende o Candieiro (Adoniran Barbosa), gravação para compacto da gravadora Fermata de 1972
6) Nego Serafim (Adoniran Barbosa), gravação para compacto da gravadora EMI-Odeon de 1976
7) Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa), gravação para 78 rotações da gravadora Continental de 1951
8) Conselho de Mulher (Adoniran Barbosa/Osvaldo Molles/João Belarmino dos Santos) gravação para 78 rotações da gravadora Continental de 1953
9) Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa/Alocin), gravação para 78 rotações da gravadora Continental de 1953
10) Agora Pode Chorar (Adoniran Barbosa/José Nicolini), gravação para 78 rotações do selo Columbia de 1936

Continue ouvindo os sucessos de Adoniran Barbosa, clique aqui!


Comentários

Divulgue seu lançamento