Cultura

Se você é uma pesquisadora musical, participe da pesquisa que vai mapear quem trabalha com música

terça, 08 de março de 2022

Compartilhar:

Quem são as pesquisadoras musicais brasileiras? Se você é uma delas, participe da pesquisa idealizada por Chris Fuscaldo e Kamille Viola, que tem como objetivo mapear quem são as mulheres que pesquisam, escrevem ou falam sobre música em seu dia a dia profissional. Convidamos você a preencher o formulário desenvolvido pelas jornalistas dizendo onde estão e quais são os seus trabalhos no cenário jornalístico, acadêmico e musical. Tais informações ajudarão a, em breve, consolidar dados e criar um banco de fontes para dar visibilidade às mulheres que buscam viver de suas pesquisas. A longo prazo, a ideia é partir para um projeto transmídia, com muitos desdobramentos diferentes. O objetivo principal é criar uma rede de apoio e escrever essa história com o intuito de desinvisibilizá-las no mercado. Vamos espalhar esse convite para alcançarmos o máximo de mulheres possível.

E-mail para contato: pesquisadorasmusicais@gmail.com

A Chris é autora de "Discobiografia Legionária" (2016), o bilíngue "Discobiografia Mutante" (2018) e "Viver é melhor que sonhar - Os Últimos Caminhos de Belchior". Também é coordenadora do curso "História da Música Brasileira", do Music Rio Academy, e a tese de doutorado dela (em Letras) foi sobre "cantautoras" brasileiras, mostrando as dificuldades nas trajetórias de sete mulheres por conta do machismo, em alguns casos racismo, lesbofobia etc.

Kamille Viola é autora do "África Brasil: Um dia Jorge Ben voou para toda a gente ver" (2020), finalista do Prêmio Jabuti em 2021, e professora do curso também. Foi curadora de alguns júris de música e cultura em geral (Petrobras, Oi Futuro, festival Se Rasgum etc.). Hoje, trabalha na Veja Rio.

Tanto Chris Fuscaldo quanto Kamille Viola fazem parte do Women in Music e foram indicadas ao Prêmio Women's Music Event (WME) 2021 na categoria Jornalismo Musical, junto com Pérola Mathias, Isabela Yu e Fabiane Pereira (vencedora).

Participe!


Encaminhado por Chris Fuscaldo


Comentários

Divulgue seu lançamento