Faixa a Faixa

Tesouros da MPB vestidos para orquestra

sexta, 12 de março de 2021

Compartilhar:

A Música Popular Brasileira é repleta de tesouros cuja riqueza melódica pode tranquilamente se expressar em outras sonoridades. A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicação e Artes da USP (OCAM ECA/USP) é conhecida por dar formato de música de concerto a essas pérolas do cancioneiro popular. Por trás desse projeto, criado há 25 anos, está seu regente, o maestro Gil Jardim, que coleciona trabalhos em colaboração com Milton Nascimento, Naná Vasconcelos, John McLauglin, Branford Marsalis, entre outros.

Neste episódio, Gil Jardim comenta no podcast Faixa a Faixa os arranjos feitos para o álbum "Segredos de Vera Cruz", em que grandes canções de Milton, Chico Buarque, Cartola e Djavan ganham versões orquestrais, o que se torna um desafio considerando que esses temas são por demais conhecidos com suas letras.

Os arranjos foram escritos para orquestra e harmônica e o projeto tem como solista o gaitista italiano Gianluca Littera, que descobriu a música brasileira na adolescência. "Segredos de Vera Cruz" é um álbum recomendado a quem valoriza nossa música e seus grandes autores. 

Ouça o episódio no Spotify, Deezer, Anchor e CastBox.

Boa audição!

Affonso Nunes 

Comentários

Divulgue seu lançamento