Supersônicas

“Todas as horas do fim” documenta o poeta tropicalista Torquato Neto

por Tárik de Souza

sexta, 06 de outubro de 2017

Compartilhar:

Pilar do tropicalismo, o poeta piauiense Torquato Neto, que se suicidou aos 28 anos, em 1972, é protagonista do documentário de Marcus Fernando, produtor e pesquisador musical (da série de TV “Cale-se - a censura musical”) e Eduardo Ades (diretor de “Crônica da demolição” e do curta “A dama do Estácio”).


“Torquato Neto – Todas as horas do fim” traz pela primeira vez a voz do poeta, numa rara entrevista realizada em 1968, além dos poucos materiais filmados em que ele aparece. Ao longo dos quase dois anos de edição do documentário foram selecionados 26 textos do biografado (poemas, colunas de jornal, cartas, trechos de diários) que permitem contar sua história, através da locução do ator Jesuíta Barbosa. Há também 19 músicas de Torquato e parceiros interpretadas por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Jards Macalé e Elis Regina, em temas como “Pra dizer adeus”, “Geléia geral”, “Mamãe coragem” e “Let’s play that”.

Depoimentos de Gil, Caetano, Tom Zé, Augusto de Campos, Ivan Cardoso, Jorge Salomão, mais de 200 fotos (a maioria do arquivo do próprio Torquato) e trechos de 40 filmes, dos movimentos cinema novo e cinema marginal, emolduram o filme.

Sua estréia mundial será no Festival do Rio, como hors concours da Mostra Première Brasil, neste sábado, 7 de outubro, no Cine Odeon, segunda, dia 9, na Reserva Cultural, em Niterói e dia 10, terça, no cine Roxy. 


Fonte da Imagem: http://bit.ly/2fOtzmC 



Comentários

Divulgue seu lançamento