Vire o Vinil

Trilha Sonora: Sítio do Picapau Amarelo para... adultos

segunda, 09 de dezembro de 2019

Compartilhar:

A obra de Monteiro Lobato esteve presente na infância de gerações.

Seja por meio da literatura, com seus clássicos livros, ou das adaptações para a TV, onde vamos nos ater à versão que foi ao ar entre os anos de 1977 e 1986; mais especificamente na primeira e fantástica trilha sonora, lançada no ano de estréia do programa, contando com grandes nomes da nossa música.

Muita gente que cresceu acompanhando as aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília e cia; talvez nunca tenha parado de fato para hoje, adultos, ouvir e se permitir alguns momentos de puro saudosismo.

A obra é de um bom gosto e beleza sem fim; onde mesmo sem ter em mãos um pouco de "pó de pirlimpimpim", os convido para esta viagem ao passado.

A produção ficou a cargo de Dori Caymmio que já é suficiente para legitimar a qualidade do trabalho realizado.

Iniciando os serviços com o tema de Lúcia Encerrabodes de Oliveira, conhecida por nós como Narizinho, mas sim, este é o nome real dela.

A canção assinada por Ivan Lins e Vitor Martins, conta com uma bela interpretação da cantora e atriz Lucinha Lins, tão doce como a personagem da menina sonhadora, sendo impossível não se sentir transportado imediatamente para "O Reino das Águas Claras".

"Ploquet Pluft Nhoque (Jaboticaba)" como o nome já diz, remete à pequena fruta, que era a favorita de Narizinho, cujo tema ficou a cargo do grupo "Papo de Anjo", que contava em sua formação com Sonia Burnier, Claudio Cartier e Tavynho Bonfá; responsáveis por arranjos vocais lúdicos e incríveis;  Uma composição de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro.

A música "Peixe", que é uma composição de Caetano Veloso, foi gravada não por um grande nome da nossa música, mas por quatro dos maiores; o grupo "Doces Bárbaros", formado pelo já citado Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia; no auge do experimentalismo sonoro.

Ouvir o tema do Saci, não fechar os olhos e lembrar do personagem chegando em seu redemoinho com aquele sorriso e ar de quem estava sempre pronto para ajudar e, claro, aprontar; é impossível! Mais uma maravilha interpretada pelo grupo Papo de Anjo. A canção é de uma atmosfera harmônica incrível, vocais precisos e riqueza de detalhes imensa; talvez a que mais impressione pelos arranjos. Uma composição de Guto Graça Mello.

Para o tema de Visconde de Sabugosa um sambão com aquela pegada característica de João Bosco, uma composição sua em parceria com Aldir Blanc.

Os vocais do tema de Dona Benta, eternizada pela grande Zilka Salaberry, ficaram a cargo do compositor, arranjador e multi-instrumentista  Zé Luiz. A interpretação é linda e remete à figura que é a personificação perfeita da avó contadora de histórias.

Eis que chegamos ao tema de abertura, essa a mais conhecida de todas as canções:

"Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo..."

Com é claro ele, o gênio Gilberto Gil.

O corajoso e aventureiro Pedrinho, ganhou uma composição também assinada pela dupla Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro, contando com uma letra linda que define com exatidão as aventuras do personagem.  A canção foi gravada pelo grupo Aquarius, formado por Alberto Arantes, Tavynho Bonfá, Raymundo Bittencourt, Sonia Burnier. 

Para os que não sabem, "Arraial dos Tucanos" era a cidade fictícia localizada nos arredores do Sítio e também ganhou uma trilha, talvez até quem sabe podemos dizer que um hino. Composição de Geraldo Azevedo e Carlos Fernando, foi interpretada pelo cantor e compositor Ronaldo Malta. A canção que é iniciada de um modo sereno, passando a ideia de paz, como citado inclusive na letra, em determinado momento se torna um belíssimo baião.

Nada mais justo que dar à querida quituteira Tia Anastácia uma canção entoada por Dorival Caymmi e sua voz de trovador. Lindo o tema!

Francis Hime e Chico Buarque colaboraram nesta trilha sonora com a emocionante "Passaredo" que conta com a luxuosa interpretação do grupo MPB-4.

Sérgio Ricardo ficou com a grande responsabilidade de dar um tema à espevitada Emília; assim o fez e a canção é maravilhosa.

O sábio Tio Barnabé tem sua cantiga interpretada por Marlui Miranda e Jards Macalé, que assinam a canção em parceria com Xico Chaves.

Marlui, para quem não conhece, é pesquisadora da cultura indígena. A canção ganhou um pouco das influências da artista, associada aos cultos afro-brasileiros, resultando em pura representatividade; e realmente não dava para fechar o álbum de maneira melhor.

De volta à vida de adultos... O álbum é excelente! Ouvir esta obra hoje é a certeza de que mesmo se tratando de um trabalho voltando para uma série infantil, houve muito cuidado na escolha e execução dos temas; podemos dizer que desde pequenos, mesmo sem ainda entender, já ouvíamos música de altíssima qualidade.


*Fica o agradecimento ao músico Tavynho Bonfá que me deu informações preciosas sobre o grupo Papo de Anjo, criado especialmente para a gravação deste trabalho, e também a respeito do grupo Aquarius; dos quais fez parte.


Comentários

Divulgue seu lançamento