Música

Um coração rasgado pela emoção

Capítulo IX da série especial JACOB DO BANDOLIM 100 anos

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Compartilhar:

Em 19 de março de 1967, foi concedida a Jacob, pelo Clube de Jazz e Bossa, a Comenda da Ordem da Bossa, Jacob ao chegar ao Teatro Casa Grande, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para receber a medalha, se espantou ao ver um público de jovens, diferente daquele que estava acostumado a ter em seus saraus em Jacarepaguá, chegando a pensar em não se apresentar. Convencido por amigos mudou de ideia e fez uma apresentação antológica, mas tomado pela emoção dos aplausos após interpretar Lamento e enquanto iniciava os primeiros acordes de "Murmurando", sofreu seu segundo infarto e foi direto para o hospital.

 Sobre o episodio, Jacob afirmou:

"... para mim foi uma grande felicidade ter sido aplaudido pelos cabeludos, que compreenderam naquele instante a minha arte...".

No início de agosto de 1969, Jacob interrompeu uma estadia em Brasília onde estava se tratando com o amigo e "cardiobandolinista" Dr. Veloso e retornou ao Rio de Janeiro para reassumir suas funções no Conselho de Música Popular do Museu da Imagem e do Som do RJ, onde ocupava a cadeira n° 22 e para retomar as gravações de seu programa de rádio na Rádio Nacional - Jacob e seus Discos de Ouro - um dos poucos programas especializados em choro e samba no rádio brasileiro, sempre transmitido as 23h30.

O formato do programa fora idealizado pelo próprio Jacob. Com sua voz potente de locutor, Jacob antes de apresentar cada música, sempre fazia comentários sobre fatos ligados ao interprete, compositor ou sobre a situação porque passava a música popular brasileira.

Nessa época, por precaução, após um enfarte, Adylia não permitia que Jacob saísse sozinho. Mas, no dia 13 de agosto de 1969, uma quarta-feira, Jacob, que desde que havia retornado de Brasília insistia em ir ver Pixinguinha, pois soubera que o amigo passava por problemas; resolveu ir a Ramos de qualquer jeito. D. Adylia que estava adoentada e não podia acompanhá-lo, relutou mas, acabou concordando. 

Dentre outras coisas, Jacob queria acertar com o amigo Pixinga a realização de um velho sonho. A gravação de um disco só com músicas do velho mestre e com a renda revertida para ele. Jacob passou a tarde com Pixinguinha e ao retornar para sua residência em Jacarepaguá, ainda dentro do carro sofreu o terceiro infarto, falecendo na varanda de sua casa, nos braços da esposa, por volta das 19h00.

Naquela semana, Jacob havia gravado na Rádio Nacional três programas que não chegaram a ir ao ar. No último, o de n° 244, que iria ao ar no dia 15, sexta-feira, a fala de abertura foi dedicada ao relançamento pela gravadora Som de uma coletânea "É Bossa Mesmo" com músicas de Ataulfo Alves, então recentemente falecido. Na oportunidade, Jacob saldou o lançamento, mas fez sérias críticas as gravadoras por não darem destaque aos artistas quando em vida e quererem faturar após a sua morte com coletâneas. Como se vê, tratou-se de um documento de incrível premonição, pois poucos dias depois, Jacob faleceria.

Ironicamente, aquilo que Jacob denunciou em seu último programa, sobre o descaso com Ataulfo, viria a acontecer com ele mesmo. Nos seus últimos cinco anos de vida, no auge de sua carreira, de 1965 até 1969, Jacob gravou em estúdio apenas um LP, Vibrações, considerado por unanimidade o seu principal disco e um dos melhores discos instrumentais de todos os tempos. Após seu falecimento, até hoje, em 2004, foram lançados cerca de 10 Lp's e 16 Cd's com o mestre do bandolim.


Texto fornecido pelo Instituto Jacob do Bandolim.

Este é o nono de 10 artigos sobre a vida e carreira de Jacob do Bandolim, um dos maiores nomes da memória musical brasileira. No próximo contaremos sobre como a sua obra transcendeu através dos tempos. Enquanto isso, não perca um capítulo destes incríveis fatos notáveis! Clique nos links abaixo e navegue por esta série especial:

Capítulo 1 - O Aprendizado 
Capítulo 2 - A Carreira
Capítulo 3 - As gravações

Capítulo 4 - Suíte Retratos 
Capítulo 5 - A televisão 
Capítulo 6 - O Época de Ouro 
Capítulo 7 - Os Saraus
Capítulo 8 - O arquivo de Jacob 
Capítulo 9 - Um coração rasgado pela emoção (lendo agora)
Capítulo 10 - Jacob através do tempo


Comentários

Divulgue seu lançamento