Ponteio

Um eclipse lunar musical

terça, 17 de maio de 2022

Compartilhar:

Esta semana fomos presenteados por mais um eclipse. Desta vez, lunar. Um fenômeno da astronomia (amplamente divulgado pelos meios de comunicação) que ocorre quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua. O alinhamento entre os três astros acaba bloqueando total ou parcialmente a chegada de luz até a superfície lunar, visto que, a Lua fica na sombra da Terra.

Um eclipse faz com que tenhamos uma atenção especial à Lua. Olhar para ela para contemplá-la não é uma tarefa tão comum quanto imaginamos. Na correria dos nossos dias acabamos por esquecê-la. Quem tem esse hábito de olhar para os céus e retirar da Lua versos inspiradores para novas obras são os compositores.

Podemos dizer que a lua é uma inspiração de muitas faces. Desde o eclipse em si, em que Caetano utiliza para compará-lo a uma história de amor que não aconteceu, aos romances a lua lá está iluminando noites e versos que ganharam vida em melodias.

Por isso, no Ponteio desse mês você vai conferir um breve resumo de como a lua interferiu na MPB. Os cantos de suas fases, os romances, a parceria na hora da solidão, os desejos que se fazem para ela, as luas dos locais que nos marcam a vida, e claro, os banhos de lua e ainda aqueles que vivem no mundo da lua. Não importa. A lua está aí! E como diz Gilberto Gil: o que a gente precisa é ver o luar!

Ouça Ponteio - 14/05/2022 - Mundo da Lua


Comentários

Divulgue seu lançamento