'Uma noite em verde e rosa' celebra o centenário do compositor mangueirense Geraldo Pereira

segunda, 24 de setembro de 2018

Compartilhar:

Para celebrar os 90 anos de fundação do G.R.E.S.E.P. de Mangueira e o centenário do compositor mangueirense Geraldo Pereira, a Velha Guarda Musical da Verde e Rosa, liderada por Nelson Sargento, Tantinho da Mangueira e Guesinha (filha da saudosa D. Neuma), realizarão um show inédito, que terá duração de 1:30h, quando o experiente grupo, apresentará um repertório composto por 27 músicas e será dividido em duas partes. Na primeira, a Velha Guarda relembrará clássicos compostos por Cartola, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Chico Buarque, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Hermínio Bello de Carvalho, entre outros. Na segunda parte, clássicos compostos por Geraldo Pereira, como: Falsa Baiana, Escurinha, Sem Compromisso, Ministério da Economia, Cabritada Mal Sucedida, entre outras.

Segundo o jornal “Folha de São Paulo”, Geraldo Pereira foi um dos compositores da MPB mais importantes do século passado, que “representaram o nascimento da expressão musical brasileira”, quando lançou em 2010 uma coleção chamada “Raízes da MPB” que contemplou na publicação de livros-CD de 25 compositores, e Geraldo Pereira foi um dos “homenageados” na 23ª. Edição.

Geraldo nasceu em Juiz de Fora e se mudou para o Rio aos 12 anos. Foi na Mangueira que se desenvolveu como compositor e violonista (aprendeu com Cartola e Aluísio Dias). Foi compositor de vários sucessos gravados por Chico Buarque, João Gilberto, Monarco, Cartola, Cyro Monteiro, João Nogueira, Moreira da Silva, entre outros. Foi um expoente do samba “sincopado” ou “samba de breque” e da “bossa nova”.


VELHA GUARDA MUSICAL DA MANGUEIRA

Fundada em 10/06/1956, por Cartola, Carlos Cachaça, Aluísio Dias e outros ilustres personagens da Verde e Rosa, a Velha Guarda Musical da Mangueira é um dos grupos musicais mais populares do Brasil. São 62 anos fomentando o Samba por todo o país e no exterior. A força dessa Marca, gera mídia espontânea em todos os veículos de comunicação e atrai renomados artistas, críticos e ainda Ícones de todos os segmentos culturais que, unidos ao reconhecimento do grande público nacional e internacional reconhece a Velha Guarda Musical da Mangueira como um dos grupos musicais mais respeitados em atividade.

O grupo atualmente é liderado pelos baluartes Nelson Sargento, Tantinho, Rody da Mangueira e Guesinha (filha de D. Neuma), e conta com alguns dos melhores e mais experientes músicos da Estação Primeira de Mangueira, que em 2018 celebrará seus 90 anos de fundação. Em 2000, o grupo fez uma turnê de 8 shows por 5 países da Europa. Holanda (no “Viva Brasil Festival”, em Amsterdam), França (“Bataclan”, em Paris), Alemanha (“Heimatklange”, em Berlim, “Jena”, “Kassel” e “Nuremberg”), Inglaterra (“Barbican Center”, em Londres) e Áustria (no “World Music Festival”, em Wiesen). No mesmo ano, foi indicado ao Grammy Latino quando concorreu ao prêmio de “melhor CD de samba/pagode”, com o CD “Velha Guarda da Mangueira e Convidados”.


SERVIÇO
Evento:UMA NOITE EM VERDE E ROSA
Gênero: Música | Samba
Data: 29 e 30 – Sábado e Domingo
Horário: Sábado - 20h | Domingo - 19h
Local: Sala Municipal Baden Powell
Endereço: Avenida N. Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana – Telefones: (21) 2547-9147 / (21) 98675-4222
Valor do Ingresso: R$ 60,00 (inteira) – R$ 30,00 (meia)
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14h30 às 21h ou pela internet na plataforma da Ticketmais
Cartões de Débito: Não
Classificação: Livre
Duração: 90min
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Não
Lotação: 469 lugares


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte das imagens: foto de Léo Neves



Comentários

Divulgue seu lançamento