Verão na Fundição 2022: retorno das atividades presenciais e show com Teresa Cristina

segunda, 21 de fevereiro de 2022

Compartilhar:

Após 1 ano e 9 meses fechada, a Fundição Progresso retomou as atividades com novidades no centro cultural da Lapa e uma agenda recheada de shows para o verão 2022. Confiando no avanço da vacinação, a casa apresenta para o grande público uma programação de verão com shows, cursos e atividades. Seguindo os protocolos vigentes, será obrigatório apresentar o comprovante de vacinação no acesso e o uso de máscara.

Na visão de Perfeito Fortuna, "a nossa reabertura, no verão de 2022, coincide com o marco de 40 anos do verão de 82, quando impedimos a Fundição de ser demolida e essa história começou. De certa forma, foi o que fizemos nesses últimos tempos, seguramos a Fundição! Vamos reabrir num momento delicado, sem deixar de lado o que passamos, resgatando os assuntos que acreditamos:  a regeneração da natureza e a festa como cura, o que fazemos é também saúde pública".

A agenda de shows 2022 conta com Natiruts, Teresa Cristina, Racionais MC’s, Pitty, Monobloco e mais. “Uma programação diversa, democrática, seguindo a tradição da casa de todas as tribos e ritmos“. Resume Uirá Fortuna, diretor de programação da Fundição.

A bilheteria funciona de forma on-line através do site www.fundicaoprogresso.com.br ou na Fundição Progresso de segunda a sexta, das 13h às 17h.  A troca do voucher Salve Salve Fundição - campanha lançada pela casa durante a pandemia - será realizada através do site da Fundição e poderá ser validado na troca por ingressos.


Visitação e atividades presenciais com grupos residentes

Com a reabertura da Fundição, estão voltando também presencialmente os ensaios, aulas e demais atividades oferecidas por artistas e grupos residentes do centro cultural, como Armazém Companhia de Teatro, Intrépida Trupe e Teatro de Anônimo, além da Orquestra Petrobrás Sinfônica, Cia de dança Babalakina e blocos de carnaval que ensaiam na Fundição, como Rio Maracatu e Bangalafumenga. Confira os cursos e atividades no site e nas redes sociais da Fundição Progresso.

A visitação de grupos turísticos passa a ser agendada com horários específicos para visitas guiadas que vão do primeiro jardim de chuva da cidade, o canto das flores – espaço aberto para descanso, leituras, além da visita ao terraço debruçado para os Arcos da Lapa e com um paredão de grafite assinado por Marcelo Ment, que reproduz uma foto emblemática de Pixinguinha, entre outras expressões da arte de rua.

A Fundição também guarda a obra Voa-Flor, de Ernesto Neto, que emoldura o acesso ao centro cultural e a mostra de quinze painéis do artista gráfico Carlos Gustavo Nunes Pereira, o Guta, que reproduzem em imagens hiper-realistas transformações urbanas ocorridas na Lapa, Largo da Carioca e Praça XV ao longo dos séculos. A mais antiga mostra os Arcos da Lapa em 1580.


Agenda de shows – Fundição Progresso 2022

FEVEREIRO
25/02 - Teresa Cristina - Ensaios do B.R.E.C
26/02 - Bloco do Amor - MC Poze do Rodo + Bateria da Mangueira
28/02 - Chá da Alice com Pabblo Vittar

MARÇO
01/03 – Samba da Maria e Bangalafumenga

ABRIL
22/04 - Monobloco
29 e 30/04 – Natiruts

Foto: Divulgação


Os ensaios do B.R.E.C – Bloco Recreativo Enredo Carioca serão em fevereiro, março e  abril, acompanhados da Festa Axé 

A cantora Teresa Cristina, que ganhou o apelido de “Rainha das Lives” em 2020 pelo grande  sucesso de suas apresentações virtuais diárias em meio à pandemia, apresenta o BREC - Bloco Recreativo Enredo Carioca. Com a proposta de apresentar sambas históricos que já  ganharam a avenida para nova geração, o BREC passa pela Fundição Progresso antes de  sair em cortejo pela Presidente Vargas no carnaval. Ativa foliã do carnaval de rua e das  avenidas, o BREC é um antigo sonho de Teresa Cristina que começou bem antes da sua  estreia nos blocos do Boitatá. 

Com ensaios nos dias 9 de janeiro e 6 de fevereiro, o BREC é um convite para o folião  reviver a alegria dos carnavais que eternizaram os sambas que compõem o repertório. Das  ruas para o Sambódromo e do Sambódromo para as ruas. O BREC é uma ode a um dos  elementos da cultura do Rio que mais nos orgulha: o samba enredo, reverenciando sambas  históricos. O Bloco será inaugurado em 2022, ano em que o desfile das Escolas de Samba  comemora 90 anos. 

“Sempre me encantei com sambas enredos e percebi que temos um acervo de maravilhas  que não podem cair no esquecimento. São Sambas históricos que já nos deram muitas  alegrias”, conta Teresa Cristina.  

FESTA AXÉ 
Para abrir e fechar as noites de ensaios, a Festa Axé comandará a pista. Criada em 2018 no  Rio de Janeiro, a festa traz para a Fundição os embalos do axé music e do clima de  carnaval, com muita purpurina e alto astral. A Axé irá abrir e fechar os ensaios do B.R.E.C e animar a pista. 


SERVIÇO
Teresa Cristina apresenta B.R.E.C. + Festa Axé
Datas: Sextas, 25 de fevereiro, 11 de março e 8 de abril de 2022
Abertura dos portões: 21:30 Local: Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, 24, Lapa - Rio de Janeiro - RJ Ingressos:
Classificação etária: 18 anos. Menores a partir de 16 anos podem entrar acompanhados dos pais ou representante legal.


Encaminhado por: Fundição Progresso

Comentários

Divulgue seu lançamento