Música

Zuzo Moussawer lança “Canais Musicais”, sexto álbum de carreira

quinta, 23 de março de 2023

Compartilhar:

Com quase quatro décadas de carreira, formado em Trilha Sonora na Berklee College of Music (EUA) e com um longo histórico de gravações, álbuns, videoaulas, trilhas sonoras e DVDs, o baixista e compositor ZUZO MOUSSAWER lança nas plataformas digitais seu sexto álbum de carreira “Canais Musicais”, também disponível em vídeo no YouTube. Gravado em Santos com o seu quarteto – formado ainda por Mauro Hector (guitarra), André Willian (teclados) e André Carneiro (bateria) -  o novo álbum, com sete músicas, é uma homenagem a sua cidade natal, representada por sete canais que a cortam: cada faixa é inspirada na região do entorno de cada canal.

Totalmente instrumental e autoral, “Canais Musicais”, como um típico trabalho de jazz, traz muitos improvisos alternando com temas, ora flertando com bepop, ora enamorado pelo choro e por ritmos arábicos. Canal mais antigo de Santos e Vila Belmiro, “Canal 1” abre o novo trabalho do músico santista com o quarteto “dobrando”, gradualmente, um tema rápido até desembocar em um choro de estrema elegância e requinte. Em seguida, “Canal 2” abraça a região santista – outro canal bem antigo - onde o trânsito possui melhor fluência, musicalizada num shuffle com andamento mais rápido, um jazz bem ao estilo bebop. Já “Canal 3” é dedicada à região com bares e restaurantes na Rua Tolentino Filgueiras, refletindo sua badalada vida noturna, além de seus shoppings e comércios.

Quarteto Canais 7 / Créditos: Marcelo dos Santos

A balada “Canal 4”, em outra direção sonora, é inspirada na região mais arborizada e calma na Praça Palmares, sem esquecer de sua pista de skate, que também ganha homenagem na composição de Zuzo. Toda em compasso de 5, “Canal 5” tem uma introdução que remete a brincadeiras infantis na Fonte do Sapo, a casas populares, assim como o principal shopping da cidade. Zuzo dedica “Canal 6” à região onde se situa a Rua Bassin Nagib Trabulsi, Com influências da música árabe, a faixa tem forte apelo pessoal – esta é a rua em que Zuzo morou em sua infância e adolescência – e familiar, uma vez que seus pais eram libaneses e tiveram, inclusive, um restaurante de comida árabe. Encerrando a viagem santista, “Canal 7” é dedicada ao canal mais novo da cidade, refletindo, assim, uma estética musical mais contemporânea e jovem, utilizando muitos compassos em 7 assim como solos mais roqueiros e digressivos.     

O álbum já está disponível no link na Tratore e no YouTube.
Informações sobre os demais CDs autorais podem ser encontradas em  www.zuzo.com.br.  


ZUZO MOUSSAWER

Baixista desde 1985, iniciou sua carreira tocando heavy metal. Após um ano, passou a integrar a banda de blues-rock “Druidas”. Em 1987 entrou na banda de rock instrumental “Mr. Green” onde permaneceu por cinco anos e gravou um álbum em 1990. Neste mesmo período participava de gravações de jingles, tocava em casas noturnas de Santos e gravava com diversos cantores nacionais entre eles Eduardo Dusek.

Em 1994 formou a banda Santa Claus, extinta um ano após, e a partir daí dedicou-se a sua carreira solo onde gravou quatro álbuns, duas videoaulas e um show em DVD. Em 1995, gravou uma videoaula pelo selo Aprenda Música intitulada “Slap & Two-hands Rock”. Lançou, em 1997, seu primeiro CD solo chamado EXPRESS onde assinou as composições, sendo duas em parceria com Alexandre Blanc, e tocou num baixo de dois braços, tocado com as duas mãos simultaneamente, uma em cada braço. Este foi um CD voltado para o universo da guitarra Rock que contou com participações de vários guitarristas como Eduardo Ardanuy, Kiko Loureiro, Frank Solari, dentre outros.

Em 2000, lançou o CD RAÍZES X INFLUÊNCIAS com uma proposta totalmente diferente do álbum anterior. Conceitual, o trabalho promoveu a interação da música brasileira e árabe com o Funk, Blues, Jazz e Country, abrangendo o universo acústico e percussivo, contando com a presença de vários músicos, como Robertinho Silva (percussão), Duda Neves, Alexandre Reis, Plínio Romero e Pablo Silva (baterias), Sami Khouri (Alaúde e voz), entre outros.

Em 2002, foram gravadas duas novas videoaulas pelo selo Aprenda Música sobre fundamentos de levadas e solos, que após três anos foram relançadas em um único DVD. Em 2005, lançou seu terceiro CD PRATO DA CASA, um álbum com metade das músicas sendo standards de jazz e música brasileira, tocados por um baixo e a bateria de Pablo Silva. A outra metade teve a mesma formação mais os vocais de Zuzo com músicas e letras do próprio baixista. Ainda em 2005, Zuzo foi finalista do concurso internacional de solo de baixo, International Solo Bass Competition, realizado na Carolina do Sul nos Estados Unidos, ficando em segundo lugar. O concurso teve como jurados grandes nomes internacionais, como Victor Wooten, Steve Bailey, John Patitucci, Anthony Jackson, Will Lee, Greg Bisonette e Jonathan Herrera (Bass Player Magazine).

Em 2007, lançou, novamente pelo selo Aprenda Música, seu primeiro show ao vivo em DVD.  Realizado em São Paulo, o show traz o músico em formações solo, duo com o baterista Fernando Baggio, e em trio com o baterista Pablo Silva e o guitarrista Mauro Hector. Em 2009, Zuzo se graduou na Berklee College of Music nos EUA em Trilha Sonora (Film Scoring). Em 2011, lançou seu quarto CD ORGANIC URBAN WORLD e, em 2012, voltou para o Brasil. Em 2015, lançou o DVD duplo “Em Casa”, gravado em Santos.

No fim de 2018, lançou o CD GROOVE DE CÂMARA propondo, dentro de um universo jazzístico, promover a interação de ritmos brasileiros (Samba, Afoxé, Maracatú e Baião) com o Funk, Soul, Blues, Country e até com a música árabe. Buscando também promover a fusão dessas linguagens com a música erudita, Zuzo gravou o álbum com um quarteto de cordas, formado ainda por dois violinos, viola e violoncelo.

Atualmente, Zuzo Moussawer toca em diversos projetos de Jazz, Rock, Soul e música brasileira, além de seu projeto solo, e se dedica a composições, aulas, arranjos e produção musical. Dentre algumas de suas influências, destacam-se os trabalhos musicais de Egberto Gismonti, Steve Morse e Dixxie’n Dregs, Albert Lee, Tower of Power, Lenine, Charlie Parker, Michael Manring, Bela Bartok e Miles Davis.





Encaminhado por Cezanne Comunicação - Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte

Comentários

Divulgue seu lançamento