Festival Aprendiz Musical no CCBB-RJ

Evento reúne projetos socioculturais infantojuvenis que transformam a vida de adolescentes fluminenses através da música

Nos dias 11, 12, 18 e 19 de dezembro de 2021, a primeira edição do Festival Aprendiz Musical invade o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ) com apresentações de orquestras e coros que vão trazer o clima e a magia das festas de fim de ano a todos os visitantes. Lindas performances desenvolvidas por jovens músicos provenientes de seis projetos socioculturais de educação musical do Rio de Janeiro vão ocupar o térreo do CCBB com apresentações gratuitas. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.

O Programa Aprendiz Musical, de Niterói, é o anfitrião desse festival inédito que visa integrar projetos-irmãos, trazendo mais união e visibilidade para iniciativas que desenvolvem trabalhos similares de educação musical para crianças e jovens de comunidades periféricas. Além de fomentar a comunhão entre projetos socioculturais infantojuvenis de transformação social, o Festival tem como objetivo estimular a ocupação do Centro Cultural por esses jovens e seus familiares que na maioria provém de regiões carentes de ofertas culturais tão frequentes e diversificadas.

A programação do Festival Aprendiz Musical é dividida entre as apresentações dos corais, que, acontecerão às 13h com duração de 30 minutos, e das orquestras, sempre às 17h, com uma hora de duração. Os grupos participantes da primeira edição são Orquestra Jovem de Niterói (OJN), com participação especial do músico Sérgio Chiavazzoli, Coro Aprendiz, que fazem parte do Programa Aprendiz Musical; Orquestra Maré do Amanhã, Orquestra da Grota, Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (AJOPES), Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro, Coloridos Coral e Coro infantil da UFRJ

Os grupos selecionados para a primeira edição do evento são parceiros de longa data do Programa Aprendiz Musical e a intenção para os próximos anos é convidar projetos de outras regiões e até estados.

Nos repertórios estão obras de Villa Lobos, Pixinguinha, Bach, Vivaldi, John Willians, Milton Nascimento, Freddie Mercury e outros. Para celebrar as festas de fim de ano, sucessos de Natal como Jesus Alegria dos Homens, Noite Feliz e Jingle Bells não ficam de fora.

PROGRAMAÇÃO

Sábado - 11/12
13h - Coro Aprendiz
17h - Orquestra Maré do Amanhã

Domingo - 12/12
13h - Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro
17h - Orquestra da Grota

Sábado - 18/12
13h - Coro Infantil da UFRJ
17h - Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (AJOPES)

Domingo - 19/12
13h - Coloridos Coral
17h - Orquestra Jovem de Niterói com participação especial do Coro Aprendiz e do músico Sérgio Chiavazzoli


Classificação Livre. Espaço sujeito à lotação.




Veja também

Joyce Moreno conversa com o IMMuB sobre suas memórias…

Por Cecília Innecco

EP coletivo “50+” celebra o feminino e contesta o…

A MPB de 1974

Claudette no Tempo da Delicadeza