Orquestra Sinfônica Aprendiz

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) foi criada em 2007 como uma oportunidade para que os alunos egressos das Escolas Municipais, locais onde o Programa Aprendiz atua, possam dar continuidade aos estudos musicais. Na OSA os interessados aprofundam o aprendizado da música tanto a partir das classes de instrumentos e de teoria e percepção musical quanto, principalmente, pela prática em conjunto. Assim, aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, além de vivenciarem a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.
Atualmente, a Orquestra Sinfônica Aprendiz é composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idades entre 14 e 24 anos. A organização sinfônica contempla diferentes grupos de cordas e sopros característicos desta formação: violinos (1º e 2º), viola, violoncelo, flauta transversa, trombone, trompa, clarineta, oboé e fagote. Sob a regência do Maestro Evandro Rodriguese, a OSA tem apostado em um amplo e diversificado repertório musical. Da produção barroca aos compositores contemporâneos, sempre com foco na música brasileira, a seleção busca misturar clássicos às produções recentes que despertam o interesse dos aprendizes e do público.
Ao longo de sua trajetória, a OSA já realizou mais de 100 apresentações nos principais equipamentos culturais de Niterói, tais como Teatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Museu do Ingá, Museu de Arte Contemporânea, Solar do Jambeiro e Sala de Cultura Leila Diniz - Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, além de apresentações gratuitas em praças e outros espaços de lazer e convivência de todas as regiões da cidade.
A OSA também conta com suporte pedagógico de parceiros internacionais (saiba mais aqui). Assim, em função deste conjunto de atividades e realizações, a passagem pela Orquestra Sinfônica Aprendiz tem facilitado e estimulado o ingresso nas universidades e nos cursos de música Brasil afora. Hoje existem vários integrantes e ex-integrantes da OSA que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e que seguiram formação no magistério, integrando ainda o quadro de equipe do Aprendiz.
Em 2017, a Orquestra Sinfônica Aprendiz conta com o suporte do Instituto CCR
Atualmente, a OSA é composta por:
I Violinos:
Alexandre Azevedo
Clariana Mattos
Larissa Santos
Lucas Vilela Cardoso
Oséias Rodrigues
Patrick Rodigues
Suelana Mattos
II Violinos
Anthony Sampaio
Carlos Henrique da Silva
Gabriela Rodrigues
Giulianna Castro
João Victor Zelaya Correia
Joseph Hamilton
Ryan Sampaio
Vitoria Elizabete da Silva
Violas
Beatriz Aureliano
Camila Costa
Gabriel Amorim
Ingrid Barcelos
Tiago Paulo Oliveira
Cellos
Patrick Rodigues Pereira
Rodrigo Soares Antunes
Samuel Hamilton
Willian Baptista Bregunce
Contrabaixos
Francisco Teixeira
Roberto Henrique da Silva
Flautas
Alexandre Santiago
Bruno Rangel
Darlei Pinheiro
Gabriel Vieria Costa
Jéssica Oliveira de Andrade
Oboé
Lislane Pinheiro de Oliveira
Thaís Costa P. Marinho
Clarinetas
Isabela Cristina da Silva
Rebeca Martins Nunes
Fagote
Gabriel Gonçalves dos Reis
Trompas
Jhonatas André de Souza
Júlia Ingrid
Susana Delmiro
Trompete
André Marx
Elias de Oliveira Menezes
Lucas de França
Lucas Nascimento
Samuel Araújo da Silva
Trombone
Matheus Luiz Pereira da Silva
Saxofone
Josué Lucas da Silva Gomes
Matheus de Oliveira Pereira
Vinícius Pinheiro B. de Souza